11 hábitos diários para manter a casa livre de vírus e bactérias

Confira a seguir 11 dicas de hábitos para serem adotados no dia a dia que ajudarão a prevenir a proliferação dos microrganismos maléficos para a saúde.

1. Sapatos do lado de fora
Em muitos lares, principalmente em casas com crianças, essa prática já se tornou um hábito diário. Basta um aviso na entrada e até as visitas aderem ao costume.

2. Roupas
Não deixe para lidar com elas no dia seguinte! Se estiver suja, já separa para lavar, caso ainda dê para reutilizá-la, devolva ao armário. Fazendo isso as peças não se misturam e uma não acaba contaminando a outra.

3. Planejamento
Faça um planejamento semanal para as tarefas domésticas. Assim você conseguirá se organizar e terá metas diárias de organização e limpeza.

4. Bucha da pia
É indicado desinfetar as esponjas uma vez ao dia. Independente da marca ou tecnologia, a vida útil da esponja doméstica é de uma semana. Após esse período, ela deve ser descartada.

5. Lavar as louças
Lave sempre que usar. Se você se policiar a lavar as louças toda vez que cozinhar ou comer, vai evitar aquela pilha de pratos, talheres e panelas acumulando sujeira.

6. Limpe eletrodomésticos
Sempre que usar micro-ondas e fogão, por exemplo, procure fazer a limpeza adequada. Ela garante que os seus utensílios durem mais e previnem o acúmulo de bactérias e germes.

7. Boxe
Após cada banho, seque os vidros e evite o acúmulo de germes e o surgimento de manchas d’água.

8. Seque a pia do banheiro
A dica é manter um recipiente com os utensílios para limpar e secar a pia do banheiro. Assim, você mantém a aparência organizada e interromperá a proliferação de fungos.

9. Arrumar a cama
Para começar o dia com pé direito, arrume a cama! Não demora mais do que cinco minutos e ajuda a criar uma sensação de ambiente organizado te deixando mais disposto, experimente!

10. Abra as janelas
“Em uma casa arejada, o vento leva o vírus para fora do ambiente”, afirma o infectologista Roberto Muniz.

11. Não procrastinar
Deixar a limpeza ou organização para depois, por mais inofencivo que pareça, pode se tornar um vício. Além de a casa ficar bagunçada por mais tempo, o acúmulo de sujeira dificulta a limpeza.

PUBLICIDADE