Esperança
A distribuição de cestas básicas pelo governo do Acre para famílias dos alunos da rede pública em situação vulnerável é um alívio neste momento de crise. A estratégia adotada pelo Palácio Rio Branco isenta o ato de quaisquer politicagem, o governador Gladson Cameli colocou o exército nas ruas para distribuição dos alimentos.
Planejado
Todas as medidas adotadas pelo governo até aqui, no enfrentamento da pandemia foram planejadas e muito bem pensadas. O governador se firmou nesta crise e deve tirar lições tanto para o seu currículo como para o Estado.
Aloprado
O tom da critica feita pelo deputado estadual e pré-candidato a prefeitura de Rio Branco, Roberto Duarte, ao respirador que falhou na UPA do Segundo Distrito mostra que o emedebista não consegue sair de cima do palanque, nem mesmo em períodos de crises como o covid-19.
Direito de expressão
Não que o parlamentar não tenha o direito de criticar, mas, no caso, o aparelho foi trocado e os procedimentos a favor da vitima continuaram adequados. Tanto que o paciente não veio à óbito. Ecoou como uma critica mais aos servidores do que mesmo ao sistema que encontra dificuldades em todo o mundo.
Criticado
A manifestação do parlamentar foi muito criticada nas redes sociais e, principalmente, no meio dos servidores públicos da saúde. Assim como o vazamento da imagem e da informação, mostra que o Palácio Rio Branco não está imune a falta de ética na profissão.
Curados
Por outro lado, os bons profissionais médicos e todo o corpo de saúde estão sendo elogiados pelo número de pacientes curados. O Acre figura entre os dois estados com maior número de pessoas que se recuperam com vida da doença que assusta o mundo. Entre eles, idosos acima dos 80 anos, como um dos primeiros casos divulgados.
Contágio comunitário
O Acre deve viver nos próximos 15 dias o período mais agudo das contaminações pelo covid-19. A contaminação passou a ser comunitária, quando ninguém sabe mais de quem contraiu o vírus.
Decreto
Resta saber se o governador Gladson Cameli vai manter as medidas duras do decreto de isolamento social, ou, se vai flexibilizar algumas medidas necessárias para sobrevivência econômica.
Diretoria à vista
O ex-comunista Moisés Diniz (Progressistas) deve ser nomeado em um cargo estratégico da Secretaria de Educação nos próximos dias. Comenta-se à boca miúda nos bastidores da política. Assessores do Palácio informam que essa não foi uma condição para ida de Moisés ao partido do governo.
Empurra, empurra
Começou a soar como empurra, empurra, a sanção ou não da lei que suspende pagamentos de consignados no Estado. O governador diz que assina, mas, que a Lei ainda não foi enviada pela mesa diretora da Aleac.
Prego batido
O MDB deve sofrer uma dura rasteira nas eleições de Senador Guiomard. O ex-prefeito Celso Ribeiro lançou o filho, o cantor sertanejo Renne Ribeiro, como vice na chapa da professora Branca. Detalhe, Celso é filiado ao MDB que tem o prefeito André Maia como pré-candidato pelo partido.
Republicano
Renne, que lançou carreira artística nos últimos anos como cantor sertanejo, é filiado ao Republicano e nunca concorreu a nenhum cargo eletivo. Os tucanos apostam na transferência de votos do pai sai na frente em todas as pesquisas feitas no Quinari.
De volta à casa
O radialista e jornalista Acioly de Tarauacá, voltou para o sistema público de comunicação. Desde a última semana que ele vem participando ao vivo dos programas Gente em Debate.
Vermelhou
A desistência do ex-deputado federal Raimundo Angelim de participar do pleito deste ano pelo PT é uma pá de barro nos planos da sigla. A decisão não é simplesmente familiar como informou o ex-deputado.
Cenário
Angelim é experiente e sabe que a sua aparição nas pesquisas nada tem a ver com o cenário enfrentado pelo partido atualmente.