Um estimativa feita pelos projeto Nois (Nucleo de Operações e Inteligência em Saúde), que envolve PUC-Rio, Fiocruz, USP e outras instituições de ensino do Brasil, mostram que o Acre pode ter mais de 300 casos de coronavírus ainda não diagnosticados.
O número subestimado também é alarmante quando se trata de casos ainda não notificados no estado, numa marca de 260, aproximadamente. De acordo com o gráfico geral, o Acre tem uma taxa razoável de notificação.
O Brasil passou dos 20 mil casos de Covid-19 oficialmente notificados neste fim de semana, mas no sábado o número real de infectados já estava em torno de 245 mil, afirma o relatório.
Os pesquisadores montaram a estimativa a partir das taxas de letalidade da doença no país, calculada pelo número de morte dividido pelo número de casos.
Segundo os pesquisadores, o grande problema com os dados da Covid-19 no país é a falta de fits de testagem, sobretudo os de RT-PCR, que são mais confiáveis e detectam a presença do vírus em pacientes que já desenvolveram sintomas.
Segundo os pesquisadores, a precariedade dos dados sobre a doença é, em si, um risco para o país.
“O elevado grau de subnotificação pode sugerir uma falsa ideia de controle da doença e, consequentemente, poderia levar ao declínio na implementação de ações de contenção, como o isolamento horizontal”, afirma o relatório do grupo.
Com informações do O Globo.