A prefeita de Rio Branco, Socorro Neri (PSB), é a única servidora do município que está ocupando uma sala do prédio onde funciona a prefeitura, o antigo hotel Chui, no Centro da capital. O resto está trabalhando de casa. A rotina dela, segundo disse em entrevista ao Blog do Evandro Cordeiro, mudou completamente devido o avanço do vírus, o Covid-19. Ela anunicia uma serie de medidas para ajudar quem está em casa, entre estas, isenção de IPTU e taxa de iluminação pública. E ela disse mais ao Blog. Veja:
Blog – Prefeita, bom dia, o que a prefeitura de Rio Branco tem feito de fato para ajudar quem está em casa, cumprindo a quarentena. Por que tem gente já passando dificuldades…
Socorro Neri – Continuamos empenhados no enfrentamento à pandemia da Covid-19 e, dentro das possibilidades da Prefeitura, estamos atuando na mitigação dos impactos econômicos sobre os setores mais vulneráveis.
A Prefeitura isentou o IPTU dos moradores que pagam até R$ 131,80. Isentou a taxa de renovação e prorrogou o ISS dos taxistas, mototaxistas, fretistas. Isentou o pagamento mensal dos permissionários de mercados e centros de compras que estão com os estabelecimentos fechados. Prorrogou, para 30 de junho, o pagamento da cota única do IPTU, mantendo o desconto de 20%. E, agora, está enviando à Câmara Municipal a isenção da contribuição da iluminação pública das famílias que tem consumo de energia de até 220 KWh.
Além dessas medidas e das ações de saúde e vacinação da população, estamos também fortalecendo a atenção aos moradores de rua, o apoio alimentar a famílias vulneráveis, a sanitização dos mercados e terminais de ônibus.
Blog – A senhora está sozinha aí nessa sala, nesse enfrentamento, ou há parcerias?
Socorro Neri – O trabalho não pára. Estamos trabalhando de forma integrada com o Governo do Estado e dialogando permanentemente com setores da sociedade diretamente afetados pelas medidas de isolamento social.
Diariamente tenho feito também interlocução com meus colegas prefeitos, por meio da AMAC, e com autoridades do Governo Federal e entidades representativas dos municípios brasileiros, das quais faço parte.
Blog – Como ficou sua rotina pessoal. Mudou tudo nos últimos dias?
Socorro Neri – Minha rotina de trabalho continua intensa e totalmente voltada para a crise sanitária que estamos vivendo. Mas, evidente que foi alterada pelos cuidados que todos precisamos ter com o distanciamento social.
Então, tenho combinado agendas na sede da Prefeitura com trabalho remoto.
Todas as decisões da Prefeitura, no tocante ao enfrentamento à Covid-19, têm sido orientadas pela ciência. Nesse contexto, tenho conversado sempre com a UFAC, que liderada pela reitora Guida Aquino, tem feito um trabalho importante de monitoramento e de orientação aos gestores.
