No Acre, dos 22 pacientes hospitalizados por covid-19, doença provocada pelo coronavírus, sete deles estão internados em estado grave na unidade de terapia intensiva do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb).
De acordo com o diretor da unidade, Areski Peniche, eles estão entubados, em ventilação mecânica e fazendo uso de medicamentos para manter os sinais vitais.
No momento, o Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe, na capital, de apenas 10 leitos de UTI para atender exclusivamente pacientes que desenvolverem a forma grave da covid-19. Restam vagos apenas três leitos para internação dos próximos casos de gravidade.
Há, ainda, 20 UTIs nas dependências da unidade de saúde particular Santa Juliana, também em Rio Branco, que foram ofertados ao governo sem custos de aluguel para reforçar o salvamento de vidas. Esses leitos serão utilizados apenas em caso de necessidade.
De segunda para terça, o número de leitos de UTI ocupados no Pronto-Socorro subiu de seis para sete. Outros 15 pacientes estão internados sem grandes riscos nas enfermarias do Huerb, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, Prontoclínica e Unidade Mista de Acrelândia.
O total de infectados pelo coronavírus em todo o Acre chegou a 176. Quase 80% (154 casos) estão em Rio Branco e outros 10% (20) em Plácido de Castro. Acrelândia, Cruzeiro do Sul, Porto Acre, Bujari e Senador Guiomard também possuem infectados pelo novo vírus.