Durante essa pandemia (Covid-19), o cidadão que exerce algum tipo de fé, está diante de um desafio. Como cultuar? Como realizar e ou participar das missas, dos cultos, das celebrações religiosas em geral, tradicionalmente e coletivamente realizadas nas catedrais e templos? Face a recomendação de isolamento social, há uma preocupação que vai além dos ritos e da liturgia eclesiástica.
As instituições religiosas, tem intrinsecamente ligadas, atribuições espirituais e sociais em favor dos fiéis e membros da comunidade ao seu entorno. O aspecto espiritual a luz da Bíblia é amplamente dinâmico e difuso, pudendo ser realizado coletivamente (aglomeração) ou não, em um edifício amplo, na residência, em qualquer local. Já o aspecto social, é mais complexo por requerer estrutura e ação humana coordenada.
Sei bem, que, quanto ao aspecto social e até econômico, outras instituições públicas e privadas estão com limitações e severas ameaças. Então, penso que o momento e circunstâncias requerem sabedoria, bom senso, coerência e outras virtudes indispensáveis a vida em sociedade, sobretudo em momentos de crise. Acredito, que devemos deixar diferenças irrelevantes de lado e unidos darmos o melhor de cada um de nós. Crise, para a qual parece não houve tempo hábil para a ciência responsavelmente, a mais de diagnóstico exato da doença, dá uma saída segura para o povo.
Afinal, o método mais seguro e adequado de prevenção ao covid-19, é o isolamento social vertical ou horizontal? Como observador leigo, não vejo entendimento substancial entre os “cientistas”, quanto a que método seja mais eficaz, em que intensidade e por quanto tempo deva ser aplicado a depender ou não da região, clima etc.
Até o momento, mesmo quando uma autoridade em ciência fala sobre o covid-19, suas consequências, prevenção e tratamento, fica a incerteza se a fala é mesmo científica ou se está a serviço da má política e por conseguinte a desserviço da população. Essa incerteza, só gera insegurança e incitação a desordem. O noticiário, excetuando a leviandade galopante, já mostra indícios de desordem social, política e econômica. Haja paciência, crédito nos homens e acima de tudo fé em Deus!
Eu tenho uma opinião, respostas ou parecer preciso sobre essa pandemia? De modo algum. Como eu um homem comum, poderia ousar aborrecer aos meus amigos virtuais com tal pretensão? Sou simples, mas tenho humilde, coerência e honestidade intelectual para não opinar sobre algo tão novo, complexo e controverso. O que tenho então a oferecer e com segurança? Tenho minha fervente oração da fé. Assim, ORO pelo Brasil e demais nações, oro pelas autoridades (Presidente do Brasil – Bolsonaro, Governador Gladson, Prefeita Socorro Neri da minha cidade, judiciário, legislativo), oro pela “minha” igreja e demais igrejas, oro pela minha família e pela a sua família, oro por você e por mim. Apenas creia
Oro agora, a Deus nosso Pai, “para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.” Oro também, para que “Deus (que) pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra”. Para que “Nenhum mal te suceda, praga nenhuma chegue à tua tenda”. Paz, Cura, saúde divina e todas os demais benefícios da graça redentora de Cristo Jesus, sejam multiplicados, manifestos e repousem sobre ti e tua família abundantemente. Em nome do Senhor Jesus. Amém!
Não tenham medo. Deus diz reiteradamente em sua Palavra: “NÃO TEMAS, eis que estou convosco todos os dias “!
Aos religiosos em geral e aos meus irmãos de fé em Cristo, também não ouso da-lhes opinião concernente ao tema. Posso assegurar biblicamente, que em Cristo há cura contra qualquer doença e enfermidade, basta que tenhamos fé. Fiz alguns arrazoados, mas, a mais da oração que é especial em si mesma, passo para deixar o registro de alguns versículos bíblicos que li e nos quais meditei enquanto indagava a pouco, sobre as pessoas que já foram afetadas pela doença e pelas suas consequências; como perda de emprego, perda ou diminuição da renda, isolamento de amigos e familiares, empresários em apuros, minha saudade dos cultos e das celebrações coletivas no templo.
Necessitamos estar nos fortalecendo no Senhor e na força do seu poder. Precisamos de diligência no exercício da piedade, sendo vigilantes e fervorosos por nós mesmos e pelos que não tem a bendita esperança. A vitória é nossa pelo sangue de Jesus.
Meditem nos versículos bíblicos abaixo:
A VERDADEIRA IGREJA É TRIUNFANTE
Mt 16:18: “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”;
Ef 2:19-20: “Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular”;
1Pe 2:9: “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”;
1Tm 3:15: “para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade”.
Vejam, a igreja de Deus, é a constituição de todos os “nascidos de novo, não da carne, mas da água e do espírito”. Que passam a viver na comunhão mística com os membros do Corpo de Cristo, com o Pai, Filho e Espírito Santo. Essa é a igreja organismo espiritual, ela é triunfante e predestinada à glória e vida eterna plena de gozo. É também verdade, que a igreja tem aspecto visível e temporal, como tal é uma organização terrena perene, sujeitas leis terrenas e submissa ao regramento jurídico da nação. Daí, ser sensato e bíblico observamos os decretos governamentais de isolamento social face a pandemia do Covid-19. Tais observâncias e sujeição, até prova científica em contrário, é para a segurança do praticante da fé e da comunidade em geral.
A IGREJA COMO HABITAÇÃO DE DEUS É O CONJUNTO DOS REDIMIDOS PELO SANGUE DE JESUS
At 17:24: “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas”;
1Co 3:16: “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?”
2Co 6:16: ” Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”;
1Pe 1:18-19: “sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo”.
Você e não o templo (alvenaria, ferro, madeira) é quem é templo-morada de Deus.
CULTUAR NO TEMPLO (QUANDO POSSÍVEL), EM CASA, ONDE VOCÊ ESTIVER INDIVIDUALMENTE OU COLETIVAMENTE POR MEIO DO SEU CORPO EM ESPÍRITO E EM VERDADE
Hb 10:23-25: “Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel. Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima”;
At 2:46: “Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração”;
At 5:42: “E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo”;
Fm 1:2: “e à irmã Áfia, e a Arquipo, nosso companheiro de lutas, e à igreja que está em tua casa”.
Cultuar no templo físico e na comunhão com os da família da fé, é mesmo agradabilíssimo e quando possível não deve ser negligenciada a oportunidade (Hb 10.25). É bíblico nos reunir para celebrar com os demais da fé, ser indiferente a esse princípio é abominável falta com Deus e com os demais irmãos. Entretanto, devemos nos permitir a maturidade através do discipulado efetivamente bíblico, para que o culto seja mesmo agradável a Deus, pois o “culto “ limitado ao templo e a um rito litúrgico não é a rigor, culto a Deus, o culto é amplo vertical e horizontalmente. (Jo 4.23,24).
O CULTO É UM ESTADO DE ESPÍRITO E ESTILO DE VIDA POR MEIO DO CORPO. SUA ADORAÇÃO E FIDELIDADE A DEUS SÓ DEPENDEM DE VOCÊ
Rm 12:1: “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. ”
Jo 7:37-38: “No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. ”
Mt 18:20: “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles. ”
Rm 8:38-39: “Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. ”
O CULTO A DEUS É TRANSCENDENTE
Jo 4:23-24: “Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. ”
NOS SUJEITANDO AS LEIS ATÉ O LIMITE QUE NÃO CARACTERIZE BLASFÊMIA A FÉ CRISTÃ. PROSSIGAMOS PARA O ALVO
2Tm 4:2: “prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.”
1Co 14:26: “Que fazer, pois, irmãos? Quando vos reunis, um tem salmo, outro, doutrina, este traz revelação, aquele, outra língua, e ainda outro, interpretação. Seja tudo feito para edificação.”
Ef 5:19-21: “falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.”
Tenho olhado com prudência as orientações das autoridades. Tenho procurado me sujeitar as mesmas e sem murmuração, ainda mais que a problemática parece revestida de escuridão e incertezas. Que as autoridades se deixem ajudar pelo Espírito de Deus, com sabedoria para que tenham luz suficiente para agir em favor do povo. Que haja temor em todos nós, pois assim poderemos ser melhores do que temos sido até aqui. Deus tenha misericórdia do Brasil e das nações.
TRIBULAÇÕES EM DIFERENTES TEMPOS E INTENSIDADE FORAM PREVISTAS
Mt 24:6-8: “E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes e terremotos em vários lugares; porém tudo isto é o princípio das dores. ”
Mt 24:13: “Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo. ”
A IGREJA PODE AJUDAR NESSA CRISE E SAIR MAIS FORTE AINDA
Rm 8:28: “Sabemos, que Deus coopera em todas as coisas, para o bem daqueles que o amam, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Mt 16:19: “Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus. ”
Mt 5:13-15: “Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. ”
CORONAVÍRUS, A MEDICINA E A CURA DIVINA
Pelo que se ouve, a medicina já tem recursos medicamentosos para enfrentamento ainda que parcial contra esse vírus (doença), Deus ilumine os cientistas para encontrarem medicamento eficaz na cura contra esse mal.
No que se refere a cura divina de qualquer doença e enfermidade, temos provisionamento pela graça redentora de Cristo. Vejam:
Is 53:4-5: “Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.”
Mt 8:16-17: “Chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados; e ele meramente com a palavra expeliu os espíritos e curou todos os que estavam doentes; para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías: Ele mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou com as nossas doenças.”
1Pe 2:24: “carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados.”
CULTUAR EM QUALQUER LUGAR E PELOS MEIOS POSSÍVEIS
O cristão que até aqui não havia adotado a prática de culto no lar, tem nessa crise, a oportunidade e privilégio de criar em sua casa, um ambiente devocional para oração, meditação na Palavra,louvor e adoração ao Senhor.
At 16:31: “Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.”
Façamos uso das mídias para compartilhar as boas novas de salvação do evangelho.
Não ao medo e não a murmuração, sim oração, sim a meditação e submissão a Palavra, sim a fé e sim ao louvor.
Bençãos, vitórias e triunfo para você e sua família.