O médico infectologista Thor Dantas, publicou um texto em seu perfil no Facebook, neste sábado (4), falando sobre a atual situação do Acre em relação ao coronavírus. De acordo com o médico, os números no Acre são elevados pois estão sendo aplicados mais testes, diferentes de estados como Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, que “infelizmente, só estão vendo a pontinha do iceberg”. Mas ele defende que é necessário se fazer muito mais.
Se nos espelharmos nos países bem-sucedidos, como Coreia e Alemanha – que é o que o município de Niterói (RJ) está tentando fazer-, estimo que necessitamos de algo entre 6.500 a 8.800 testes de PCR, testando entre 200 a 300 por dia. É muito exame! Mas assim podemos ter a epidemia sob nosso total controle, na “rédea curta”, o que vai nos auxiliar a retornar da quarentena”, detalhou.
Thor Dantas defende o isolamento social como mecanismo para achatar a curva de epidemia do coronavírus no Acre. Em sua opinião, somente testando todo e qualquer sintoma de gripe, será possível saber como realmente está a curva epidêmica. “Tendo capacidade de testar toda síndrome gripal, podemos ser capazes de retornar a atividade econômica com segurança, sabendo exatamente como está o andamento da curva epidêmica. Isolando casos e liberando “não-casos” e imunes para retorno à atividade econômica, afrouxando ou apertando a rédea do isolamento conforme os números. O desafio é grande para a gestão pública garantir essa estratégia, não só pelo custo, mas também pela logística de aquisição e envio. É difícil, mas tecnicamente possível! foi isso o que deu certo na Coreia e Alemanha, e é o que está tentando fazer Niterói no Brasil.”, explica.
