Com oito casos confirmados de Covid-19 no município de Tarauacá, o cacique Biraci Brasil, juntamente com os moradores da Aldeia Nova Esperança e Aldeia Sagrada, decidiu ampliar as restrições e fechar a passagem do Rio Gregório, na altura que dá acesso a essas duas comunidades.
A tribo Yawanawá está localizada na área do município de Tarauacá-AC. “Nossa família reuniu todos para fechar o rio. Um momento triste, é lamentável mas é questão de sobrevivência”, disse a liderança.
Seguindo o cacique desde o início, o povo Yawanawá prontamente compreendeu a necessidade de isolamento.

Indígenas pretendem proteger grupos de risco dentro das aldeias/Foto: divulgação
No entanto, são nove comunidades na Terra Indígena Yawanawá e ainda vinha ocorrendo a circulação de pessoas para o município de Tarauacá onde vivem algumas famílias e os indígenas dependem para compra de mercadorias e retirada de benefícios sociais, aposentadoria e pagamentos de professores.
A decisão de restringir ainda mais o acesso às duas aldeias mais distantes, surgiu da preocupação especialmente com a vulnerabilidade dos velhos, crianças e pessoas com problemas crônicos de saúde. As recentes notícias de que terras indígenas vêm sendo invadidas em todo país durante a pandemia, alertou os Yawanawá.
“Estamos vivendo num país em que nossos direitos estão sendo tirado pelas autoridades públicas de nosso país, especialmente pelo governo federal. Muitas terras estão sendo invadidas por madeireiros fazendeiros, mineração, e como não bastasse só isso, agora essa pandemia”, disse Biraci.
O líder, em decisão com os demais moradores, entendeu que a única forma de se proteger era ampliando ainda mais as restrições de circulação.
“Não temos sistema de saúde que garante o cuidado e o tratamento. Por isso a decisão de fechar. É a única forma que temos de nos proteger”, completou o cacique.
