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Confira as dicas da colunista Caroline Alves para evoluir seu negócio na internet

Por CAROLINE ALVES, PARA CONTILNET

O que seria dos grandes e pequenos negócios hoje, sem a internet? Há pouco tempo atrás eu escrevia sobre as possibilidades que o meio digital poderia trazer ao meio empresarial, nesta ocasião, parecia que teríamos tempo para adaptar e implementar essa modalidade em nossos modelos de negócio. Mas, de repente, nossas rotinas foram alteradas, sem aviso prévio, agora temos que “trocar o pneu com o carro em movimento”. Ou o digital faz parte do negócio ou ele não existe.

Foto: reprodução

Está explicito que a revolução tecnológica favoreceu vários setores da economia que investiram pesado para melhoria de seus produtos e serviços, abriu espaço para o surgimento de novas profissões e um mundo de possibilidades empreendedoras que mudaram as relações de compra e venda em todos quase todos os setores. Esses avanços serão ainda maiores no período pós pandemia.

Hoje, as pessoas buscam novas formas de consumir com praticidade e segurança. Um estudo recente da NZN, plataforma de inteligência e pesquisa, aponta que 71% dos brasileiros aumentaram o consumo de produtos online após a pandemia de COVID-19. Esse fato, por si só, aponta que as relações de consumo mudaram bastante e, portanto, as empresas precisam se adaptar para atenderem a esse novo cliente.

e-commerce

(Ou “comércio eletrônico” em português) é uma modalidade de comércio onde os negócios e transações financeiras são realizadas via dispositivos e plataformas eletrônicas, como computadores, tablets e smartphones.

Esse tipo de comércio pode contar com diversos canais de vendas. O mais conhecido é a loja virtual. Porém, também temos outros, como marketplaces, vendas nas redes sociais e até vendas por e-mail marketing.

Dicas para vender na internet

1-Identifique seu nicho de mercado para identificar seu campo de ação.
A partir das definições de público será possível definir qual o melhor canal de entrega e relacionamento.

2-Use as redes sociais e faça campanhas planejadas.
Descubra em que rede social está seu público alvo. Qual a rede social mais adequada para vender seu produto e investir em publicidade. Uma estratégia importante para todo negócio online é investir em campanhas em sites como o Google e redes sociais como o Facebook e o Instagram. Mas, se essa campanha não for bem planejada, seu investimento pode ir pelo ralo.

3-Utilize imagens de alta qualidade.
É recomendável que se prefira cenários neutros, com poucas ou uma única cor, sem itens desnecessários ou que despertem dúvidas em quem vai ver a foto. Se você vende roupas ou faz quitutes para festas, evite que os bastidores do processo apareçam. Garanta ambiente limpo, com produtos em perfeito estado sendo expostos aos clientes. Lembre-se que o zoom diminui a qualidade das fotos e o processamento do Instagram pode deixar sua imagem ainda pior. Portanto, utilize a maior resolução disponível ao acessar as configurações da câmera, evite tirar fotos com zoom e prefira se aproximar dos objetos fotografados.

Em uma loja virtual ou mesmo um post nas redes sociais, as suas imagens são sua vitrine. Cuide para que o seu catálogo de produtos tenha uma excelente apresentação.

4-Crie títulos chamativos e promoções que gerem engajamento nas redes.
Um produto dificilmente se vende sozinho. O consumidor tem sempre um olhar desconfiado em relação ao que está levando para casa. Portanto, uma das primeiras regras para vender online é criar títulos e descrições claras e objetivas sobre seus produtos.

5-Pesquise sobre ferramentas que podem te ajudar a ter mais resultados.
Existem várias ferramentas que podem auxiliar quem deseja vender online, desde plataformas para criação de sites, plataforma marketplace,

gerenciadores de redes e muito mais. Pesquise e sai na frente!

A imagem abaixo, foi retirada do site da revista ISTO É, traz uma coletânea de erros e acertos para quem quer evoluir seu negócio com estratégias online. Confira.

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