Os carregadores de caixão dançarinos de Gana, que viraram meme durante a pandemia de Covid-19, pediram para que as pessoas respeitem as regras de isolamento para evitar a propagação do novo coronavírus.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o líder do grupo Benjamin Aidoo, acompanhado pelos carregadores de caixão, faz uma homenagem aos profissionais da saúde de todo o mundo. Ele também aproveita para lançar o apelo: “Fiquem em casa”.
From NANA OTAFRIJA to all the doctors in the world 🌍
Thank you 👏🏻
Mention 👇🏻 all the doctors out there with your country flag. #COVIDー19 #CoffinMeme #benjaminaidoo #nanaotafrija #CoffinDance #Doctors pic.twitter.com/OVrv5Ib8pz— Benjamin Aidoo (@nanaotafrija) May 5, 2020
Em Gana, na África, os funerais são eventos sociais muito importantes. Dançar com o caixão virou um ritual pois se acredita que a prática traz alegria à alma da pessoa que morreu.
Eles estão sempre bem vestidos e dançando ao som de músicas animadas. Performance acontece na presença da família, amigos e vizinhos da pessoa que será enterrada.
Um dos primeiros vídeos do grupo foi divulgado há muito tempo, mas durante a pandemia voltou a circular, inspirando vários memes. Veja o vídeo da BBC que viralizou:
Sabe o meme do caixão?⚰ Esse vídeo é tão velho que a gente tinha se esquecido dele, mas já que vocês resolveram transformar em MEME 😂… Aqui vai pra relembrar: a história dos dançarinos que alegram funerais em Gana pic.twitter.com/p1tcwc3Fh4
— BBC News Brasil (@bbcbrasil) April 16, 2020
Em reportagem publicada na BBC nesta segunda-feira, Benjamin Aidoo, o líder do grupo, comentou que mesmo eles foram atingidos pela pandemia de novo coronavírus.
“Esta pandemia derrubou meu negócio. Tive que paralisar tudo.”