Potencializar o abastecimento de água em todos os 22 municípios acreanos como reforço ao combate à pandemia de coronavírus. Essa é a meta do Departamento de Água e Saneamento do Acre (Depasa), que articula junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional o investimento de R$ 84 milhões no sistema.
Munido com o Plano Emergencial de Combate à Covid-19, o diretor-presidente da estatal, Sebastião Fonseca, viajou a Brasília nesta quarta-feira (27) para se reunir com representantes da pasta e defender a ideia.
“A proposta é para a garantia de que a gente possa fornecer água à população. É uma coisa que nós estamos com deficiência e sem pano B. O que quebrar tem que consertar e há interrupções”, reconheceu o gestor.
Entre as metas previstas no plano está o aumento na capacidade de produção; revitalização dos equipamentos eletromecânicos do sistema e correção de problemas nas estruturas físicas das unidades operacionais.
Além disso, o documento prevê a ampliação do índice de atendimento à população; redução dos desperdícios de água e o fim das paralisações no abastecimento. Todas essas ações vão ao encontro das das ações sanitárias de combate ao coronavírus, que já infectou mais de 5 mil acreanos.
“Estou em busca de dotar todo o sistema com a condição de estar funcionando direto, além de dar assistência com carros pipa a lugares que não têm abastecimento”, justificou Fonseca.
2-DESCRITIVO