Ícone do site ContilNet Notícias

Doações de sangue no Hemoacre caem após avanço da pandemia de coronavírus

Por LEANDRO CHAVES, DO CONTILNET

O estoque de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) reduziu significativamente desde que a pandemia de coronavírus se alastrou pelo estado. Segundo a gerente de assistência do órgão, Thereza Picado, alguns doadores frequentes se contaminaram e deixaram de contribuir com o banco de sangue.

O isolamento social e o medo de adquirir o novo vírus também podem ter contribuído para a queda nas doações. Quanto a isso, a gestora esclarece que o órgão tem apostado no agendamento para evitar aglomerações e não colocar em risco a saúde dos doadores. Ela faz um apelo para que as pessoas não deixem de contribuir e garante que todo o procedimento é feito com segurança.

Quem tiver interesse em doar sangue de qualquer tipo pode ligar para o número 3248-1380 e agendar a visita ao hemocentro. As doações acontecem de segunda a quinta, das 8h às 12h e das 14h às 17h, e nas sextas-feiras das 8h às 12h.

Os critério para a doação são: ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg, estar bem de saúde, ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas e apresentar documento original com foto.

Sair da versão mobile