Ícone do site ContilNet Notícias

“Fazemos o certo”, diz perfil criado para expor quem desrespeita isolamento no AC

Por LEANDRO CHAVES, DO CONTILNET

O perfil no Instagram Exposed de Fanfarrões (@vaciloscvdr_ac) comemorou o entendimento do Ministério Público Federal (MPF) no Acre, nesta segunda-feira (11), de que é legítima a exposição imagens de pessoas que desrespeitam as recomendações de isolamento.

Nos stories, a página emitiu comunicado em que afirma ser grata ao órgão. “Agora à noite ao entrar na conta damos de cara com a notícia sobre o parecer do MPF. A única coisa que podemos dizer é que somos muito gratos a vocês e ao MPF por mostrar mais uma vez que o que estamos fazendo é correto!”.

Por meio de nota técnica, a instituição, por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, deu parecer sobre procedimento administrativo instaurado nas últimas semanas.

“A simples utilização de imagem ou realização de comentários que remetam a fato verídico, mesmo que desabonador, referente à determinada pessoa, com a finalidade de criticar ou denunciar condutas ilegais, configura simples exercício regular do dever republicano e do direito fundamental à liberdade de expressão”, diz o documento, assinado pelo procurador Lucas Costa Almeida Dias.

Com quase 7 mil seguidores, a página Exposed de Fanfarrões já está em sua segunda versão no Instagram. A primeira (@vaciloscvd_ac), com mais de 11 mil engajamentos, continua no ar, mas não é atualizada desde 20 de abril.

A ideia do grupo anônimo é expor nome e imagem de acreanos que fazem festas ou se reúnem em grande quantidade de pessoas, em casa ou na rua. A prática de aglomeração contraria as normas do poder público, que recomenda distanciamento social para evitar a rápida propagação do coronavírus e frear o colapso na saúde pública.

Sair da versão mobile