O governador Gladson Cameli e a prefeita de Rio Branco Socorro Neri assinaram, na manhã desta quinta-feira (14), a ordem de serviço para o início da Operação Força Máxima. A ação conjunta prevê uma série de obras públicas com o objetivo de dar sobrevida à economia acreana, que passa por momento de crise em decorrência da pandemia de coronavírus.
Entre as obras está a manutenção e recuperação asfáltica nas rodovias estaduais, como a AC-10 (Porto Acre), AC-40 (Senador Guiomard/Plácido de Castro) e AC-90 (Transacreana). Mais de 100 novas máquinas foram adquiridas para tocar o serviço.
Além disso, o pacote prevê a revitalização de diversos espaços públicos, como praças e quadras esportivas, hospitais de campanha, unidades de saúde e ambientes culturais, como o Teatro Plácido de Castro (Teatrão), por exemplo.
Em todo o Acre, serão investidos R$ 3,9 bilhões, tendo o governo como gestor legal dos recursos. As ações serão executadas pelo Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (Deracre). Em Rio Branco, a operação acontece em parceria com a Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb).
A prioridade, segundo o governo, é para ações que resultem em benefícios imediatos para a economia local, com aquisição de produtos em empresas acreanas e geração de emprego.
Para o governador Gladson Cameli, essa é a apenas a primeira etapa do pacote. Uma nova fase será anunciada em breve. “Nosso compromisso com essa ação é movimentar a economia local e, com isso, melhorar a vida das pessoas nesse momento tão difícil da vida delas”.
A prefeita Socorro Neri ressaltou que a assinatura da ordem de serviço é a concretização da parceria “que vem dando certo. Nossas equipes já têm feito o alinhamento do planejamento entre estado e do município para evitarmos sobreposições de ações e, assim, usarmos recursos públicos sem desperdício. Quem ganha é a população”.
O vice-governador Major Rocha também participou da solenidade. “A crise do coronavírus vai colocar o mundo inteiro na maior recessão da história. Mais do que nunca vamos precisar reaquecer nossa economia. E esse pacote de obras vai cumprir um papel importante nesse momento tão delicado”.