Ao contrário do informado pela reportagem do ContilNet, o homem de 35 anos que deixou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Sobral com suspeita de coronavírus na madrugada de domingo (3) está vivo. Ele se encontra internado na UPA do Segundo Distrito respirando por aparelhos.
A matéria veiculada dando conta do falecimento teve por base informações divulgadas por uma jornalista do governo do Acre.
A família do paciente ainda aguarda o resultado dos testes para coronavírus, mas acredita que ele não esteja infectado. Segundo a esposa, o homem sofre de problemas respiratórios desde os 3 anos de idade e já teve alguns episódios de pneumonia ao longo da vida.
“Pouco tempo antes da pandemia chegar ao Acre, meu esposo já havia dado entrada em uma unidade de saúde para tratar de pneumonia. O que ele sentiu neste fim de semana foi um agravamento desse quadro”, explicou.
Ela negou ainda que o homem teria fugido da UPA da Sobral de mototáxi. “Na verdade, eu fui buscá-lo. Ele seria encaminhado à UPA do Segundo Distrito, mas não quis ir porque sabia que não estava com coronavírus e não queria correr o risco de se expor naquele local”.
Com a piora do quadro, a mulher teve de levá-lo à unidade de referência para tratamento de covid-19, onde foi diagnosticada presença de líquidos nos pulmões. Ele foi internado imediatamente. O resultado do teste deve sair nas próximas horas.
A esposa afirmou que ela e a sobrinha, que também teve contato com o homem, estão bem de saúde. A reportagem preferiu não revelar os nomes do paciente e mulher porque após a divulgação de que o homem havia fugido, foram feitas ameças contra a família em redes sociais e grupos de Whatsapp.