Na sessão extraordinária realizada na tarde desta quinta-feira (14), os deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) votaram e aprovaram projetos de lei de autoria do Poder Executivo e também dos deputados estaduais que se encontravam na pauta.
Uma das propostas aprovadas, está a de autoria do deputado José Luis Tchê (PDT), que torna obrigatória a utilização de caixa desinfetante de calçados durante o período de pandemia.
O PL torna obrigatório a instalação e utilização de caixa desinfetante de calçados, semelhantes a pedilúvios, nas entradas de todos os prédios públicos no Estado do Acre durante o período de pandemia em função do novo coronavírus.
O deputado justificou que diante da crise decorrente da situação de pandemia do novo coronavírus, alguns serviços essenciais precisam permanecer em funcionamento para o bom andamento da máquina pública, atuando em prol da coletividade.
“A nossa sugestão é que essas caixas sejam iguais aos pedilúvios, que sejam colocadas nas entradas dos prédios públicos para desinfetar os calçados, isso é uma medida mínima, porém de suma importância para a contenção da proliferação do vírus, bem como evitar algum tipo de contaminação vinda de outros lugares” disse o pedetista.
Se aprovado pelo executivo, a lei permanecerá em vigor enquanto durar o estado de calamidade definido diante do novo coronavírus, no Estado do Acre.