Macaco zogue-zogue domesticado em Sena Madureira é apreendido

Uma equipe integrada por homens do IMAC, polícias Civil, Militar e bombeiros, estive em uma residência no bairro da Vitória investigando uma ocorrência de possíveis maus tratos de animal. Na ocasião, um macaco do tipo zogue-zogue foi localizado em poder de uma moradora. As autoridades não constataram maus tratos, no entanto, o primata foi apreendido.

O macaco ficou em poder dos bombeiros e na manhã desta quinta-feira (21), o mesmo será levado ao centro de tratamento de animais da Secretaria de Meio Ambiente, em Rio Branco.

Animal era criado em uma casa/Foro: reprodução

“Como o animal está domesticado, poderá virar presa fácil na floresta, então, iremos levá-lo a um local seguro que fica em Rio Branco”, explica um especialista.

Segundo a fiscalização, a informação inicial seria que o macaco era submetido a situação de sofrimento, como ingerir álcool, por exemplo. Porém, ficou comprovado que o mesmo pertencia a uma mulher e no momento da abordagem ele estava em condições de salubridade.

ORIGEM DO ANIMAL

Os fiscais investigaram, na ocasião, a origem do zogue-zogue apreendido no bairro da Vitória. A proprietária que não teve o nome revelado informou que resolveu adotá-lo desde filhotinho, porque ele teria ficado órfão, cuja mãe foi abatida por um caçador, na zona rural.

O macaco zogue-zogue é um primata de médico porte existente somente na América do sul, notadamente no Acre, sul do Amazonas e Mato Grosso.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Macaco zogue-zogue domesticado em Sena Madureira é apreendido