O artista acreano Dito Bruzugú, da banda Os Descordantes, foi o único músico do estado selecionado pelo Itaú Cultural para participar do festival de música online Arte como Respiro. Ele divide a lista com outros 159 artistas, entre eles nomes de peso como Jards Macalé, Zélia Duncan e Odair José.
O guitarrista e vocalista da banda mais importante da cena autoral do Acre dos últimos anos inscreveu no edital três de suas canções na categoria Música Autoral: “Hoje de manhã”, “Iguais” e “Três dias”.
Ele concorreu contra outros 12.300 trabalhos. O resultado foi divulgado na manhã desta sexta-feira (8), na página do Itaú Cultural, que também abriu edital de emergência para outras categorias, como literatura, poesia surda, podcast, artes cênicas, entre outros. Este último segmento contou com a aprovação de outro projeto local, da artista Maria de Lurdes da Silva, de Xapuri, sobre circo tradicional.
As três músicas inscritas por Bruzugú serão executadas ao vivo nos canais do Itaú Cultural na internet. O festival acontece até o final de agosto. A data da apresentação do músico ainda será definida.
“Fiz minha inscrição de forma despretensiosa e tomei um susto quando vi que fui selecionado. Não esperava estar entre os aprovados e fiquei muito feliz com o resultado”, comemorou o artista, que jé tem dois discos gravados com sua banda.
“Hoje de manhã”, “Iguais” e “Três dias” podem ser ouvidas na plataforma de streaming Spotify e no canal do grupo no YouTube.