No Acre, lockdown indígena tem rio bloqueado com cercado feito de troncos

Nas florestas de Tarauacá, no coração da Amazônia, os índios Yawanawá fizeram o lockdown à sua maneira. Eles coletaram pedaços de troncos de árvores e montaram um cercado entre uma margem e outra do rio Gregório, impedindo a passagem de embarcações.

O manancial é a única via de acesso entre a cidade e a terra indígena. A ideia do povo da queixada é impedir que os 370 moradores da aldeia Sagrado circulem pela zona urbana do município, que já tem mais de 100 infectados, e levem o vírus paras as matas.

A medida é um endurecimento dos procedimentos adotados anteriormente pelos Yawas. No início de abril, eles haviam proibido a visita de “brancos” às aldeias, sob o mesmo intuito. A Terra Indígena Yawanawá do Rio Gregório é uma das mais visitadas por estrangeiros no Acre, sobretudo na época do tão aguardado festival tradicional, realizado anualmente.

Quase 400 índios vão ficar na aldeia até o fim de maio / Foto: Biraci Yawanawá

“Vendo essa situação que está acontecendo não teve outro jeito. Nós estamos correndo muito risco e se isso chegar a acontecer aos nossos povos pode virar um colapso, um massacre total”, disse o cacique Biraci Brasil, em entrevista ao site Amazônia Real.

A preocupação de uma das maiores lideranças dos “queixadas” é, sobretudo, com os mais velhos, que estão no grupo de risco para a doença. O tempo de viagem entre as aldeias do rio Gregório e a cidade pode chegar a 8 horas, a depender da época do ano, o que pode ser fatal em um possível caso grave da enfermidade, que já matou dois tarauacaenses.

“Os anciões são nossos guardiões dos saberes, das nossas medicinas e histórias. Para nós, povos Yawanawá, se perdemos nossos velhos, perdemos nosso maior tesouro. A única forma que encontramos de dizer para o mundo que estamos preocupados foi fechando o rio”, justificou o cacique.

A medida é temporária, vai até o final de maio, mas pode ser prorrogada a depender do avanço da pandemia de coronavírus no município.

LEIA A REPORTAGEM COMPLETA

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

No Acre, lockdown indígena tem rio bloqueado com cercado feito de troncos