Os créditos do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2020 estarão disponíveis para mais de 3.700 acreanos nesta sexta-feira (29). Serão injetados na economia local R$ 8,5 milhões com o pagamento, que foi antecipado em quase um mês para aliviar a situação dos contribuintes em decorrência da pandemia de coronavírus.
O novo cronograma prevê que o último lote será pago em 30 de setembro, em cinco etapas. No ano passado, as restituições se estenderam até o dia 16 de dezembro, com sete lotes.
“Outra mudança é quanto ao dia do crédito bancário, que normalmente se dava no dia 15 de cada mês. A partir de agora, o pagamento da restituição será realizado em lote no último dia útil do mês”, informou a Receita.
Para saber se teve a declaração liberada, basta acessar a página da Receita na Internet. Na consulta à página da Receita, no serviço e-CAC, é possível visualizar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados. Se constatada a hipótese, o contribuinte pode regularizar mediante entrega de declaração retificadora.
Há ainda aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF.