No Acre, municípios isolados resistem ao avanço da pandemia de coronavírus

Em quase dois meses de pandemia no Acre, apenas quatro municípios não entraram na rota do coronavírus até o momento. Entre eles, estão duas das quatro cidades isoladas do estado: Porto Walter e Jordão. Não há estradas que liguem diretamente essas localidades a outras. O acesso só é possível por barco ou avião.

Porto Walter está cercada por Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Marechal Thaumaturgo, que têm, respectivamente, 75, 16 e um caso confirmado. Este último, que também está entre os isolados, seguia sem infectados até domingo (10), vindo a ter sua primeira contaminação registrada pela prefeitura nesta segunda-feira (11).

Já Jordão é rodeada por Feijó, que possui apenas um caso, além das já citadas Marechal Thaumaturgo e Tarauacá. Santa Rosa do Purus, o último dos quatro isolados, só teve uma contaminação registrada até o momento. O difícil acesso pode ser o motivo pelo qual esses municípios isolados resistem ao avanço da epidemia.

Manuel Urbano e Rodrigues Alves são as únicas cidades com acesso por terra que ainda não registraram oficialmente casos de coronavírus.

Nos quatro municípios sem contaminações não há sequer casos suspeitos da covid-19 até o momento, embora tenha havido 14 notificações descartadas em Manuel Urbano, seis em Rodrigues Alves e uma em Porto Walter.

Em todo o Acre, já são 1.447 casos confirmados, a maioria em Rio Branco. Mais de 40 pessoas já perderam a vida para a doença.

PUBLICIDADE