A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um alerta de que a Europa deve se preparar para uma segunda onda mortal de coronavírus no inverno, segundo informações do Daily Mail. O diretor da região europeia da OMS, Hans Kluge, disse estar “muito preocupado” com o aumento de infecções que coincidirá com outras doenças sazonais, como a gripe. Para ele, agora é o momento de “preparação, não celebração” em toda a Europa – mesmo que o número diário de casos e mortes esteja diminuindo.
“Cingapura e Japão entenderam desde cedo que este não é um momento de comemoração, é um momento de preparação”, disse Kluge, que pediu para que os países comecem a fortalecer os sistemas de saúde, aumentando a capacidade do leito, para que estejam prontos para receber mais pacientes.
O Reino Unido anunciou nesse domingo (17.05) 170 mortes por Covid-19 – a mais baixa desde as medidas de distanciamento social -, mas o governo teme que isso possa ser revertido se as restrições forem relaxadas rapidamente. Espanha, Itália e França, que também foram severamente afetadas pela pandemia, agora estão mostrando sinais de recuperação. Kluge enfatizou que, apesar dos números em queda, isso não significava que a pandemia está chegando ao fim.