O Tenente Josemar Barbosa Farias ex-BOPE teve o pedido de desmembramento do processo, que responder por organização criminosa, negado.
A decisão foi do colegiado de magistrados formado pelos Juízes Raimundo Nonato da Costa Maia, Maria Rosinete dos Reis Silva e Guilherme Aparecido.
O pedido de desmembramento do processo foi feito pelo o advogado Mário Rosas. No recurso a defesa do militar alegou que a apresentação das alegações finais do policial poderia acarretar prejuízo e restrição ao direito de defesa do réu.
O Ministério Publico Estadual se manifestou pelo indeferimento do pleito. Ao analisar o pedido o colegiado de magistrados entendeu que há segurança jurídica para o prosseguimento regular da ação penal.
Por esse e outros motivos, os magistrados negaram o pedido de desmembramento do processo. O Tenente Fárias foi preso em 27 de dezembro de 2018, durante a Operação Sicário da Polícia Civil.
Quase onze meses depois o militar ganhou a liberdade. No ano passado o Juiz Alesson Brás da 2ª Vara do Tribunal do Júri e Autoria Militar absolveu Farias das acusações de peculato, corrupção passiva e prevaricação.
Hoje o militar responde pela acusação de integrar organização criminosa. O processo tramita na 3º Vara Criminal, mas já está na fase de alegações finais, os últimos argumentos do Ministério Publico e da Defesa.