20 de abril de 2024

Todos os deputados federais do Acre votam ‘sim’ ao PL que beneficia artistas

Todos os oito deputados federais do Acre votaram “sim” ao projeto relatado pela Jandira Feghali (PCdoB-RJ) que cria a Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. A proposta, que foi encaminhada ao Senado Federal para nova rodada de votações, prevê o repasse de R$ 3,6 bilhões para estados e municípios aplicarem em benefício dos trabalhadores da cultura.

Fazem parte da bancada acreana os deputados Perpétua Almeida (PCdoB), Jéssica Sales (MDB), Mara Rocha (PSDB), Vanda Milani (Solidariedade), Jesus Sérgio (PDT), Alan Rick (Democratas), Flaviano Melo (MDB) e Manuel Marcos (PRB). A votação aconteceu em sessão remota nesta terça-feira (26).

Artistas e toda a cadeia criativa, o que inclui técnicos de luz, som e imagem, figurinistas, maquiadores, produtores, entre outros, foram as primeiras categorias a paralisarem suas atividades profissionais em decorrência da pandemia de coronavírus. Serão também os últimos a voltarem a atuar por conta da natureza de seus trabalhos, que envolvem aglomerações de plateia.

É para garantir o sustento desses trabalhadores durante a pandemia de coronavírus que as deputadas Benedita da Silva (PT/RJ) e Fernanda Melchiona (PSOL/RS) criaram o projeto, que contou com apoio massivo dos partidos que compõem a atual legislatura – apenas o Novo direcionou a bancada a votar contra.

A verba é para ser utilizada em rendas emergenciais, manutenção de equipamentos culturais, editais de incentivo, entre outras políticas.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost