25 de abril de 2024

Tudo que você precisa saber antes de investir na Bolsa

Quando uma pessoa se propõe a prosperar na vida, torna-se inevitável pensar em educação financeira.

É por meio dela que é possível como encontrar meios não só para fazer com que o dinheiro que sobra no fim do mês seja maior do que os gastos, mas também para fazer com que, no longo prazo, esse dinheiro renda consideravelmente.

A realidade é que não existe segredo: investir é só uma forma de potencializar os resultados quando a pessoa sabe lidar da maneira correta com suas finanças.

Dentro desse processo, investir na Bolsa de Valores é algo que merece uma atenção especial.

Porque a Bolsa é tão atrativa

O que faz com que o ambiente da Bolsa de Valores chame tanta atenção é o potencial de ganhos que oferece.

Se a renda fixa apresenta resultados mais controlados, por estarem atrelados a índices como a inflação e a taxa de juros, a renda variável e, em especial, o mercado de ações, permite que os ganhos se deem de acordo com o crescimento das empresas.

Ou seja, ao investir em um projeto interessante, só depende da consolidação das expectativas para que o acionista tenha ganhos.

Em resumo, quando investe em ações, a pessoa se torna sócia de um projeto, podendo lucrar com o sucesso dele. Isso é muito atrativo, principalmente para quem procura meios para ganhar muito dinheiro.

O cenário atual da Bolsa de Valores

Hoje, mesmo com o contexto da pandemia provocada pelo novo coronavírus, o fato é que a Bolsa de Valores tem sido muito atrativa para novos clientes.

De acordo com o especialista da Genial Investimentos, Felipe Villegas, hoje são 2,4 milhões de CPF’s cadastrados e ativos na Bolsa, algo próximo de 1,5% da população brasileira.

Considerando que nos EUA, cerca de 70% da população investe em ações, é possível estimar um crescimento gigantesco desse mercado no Brasil para os próximos anos.

Segundo a Genial, o mercado acionário brasileiro recebeu quase 300 mil novos investidores no mês de março. Isso pode estar relacionado, entre outros fatores, com a desvalorização das ações das empresas em virtude da quarentena.

O contexto que faz da Bolsa um bom negócio

É uma oportunidade de mercado que a desvalorização dos ativos apresenta, permitindo que os investidores comprem em baixa para vender posteriormente em alta.

Também é preciso considerar elementos como os juros baixos e a própria educação financeira que hoje faz parte da realidade de um número cada vez maior de pessoas.

Em relação aos juros, uma vez que a taxa Selic se encontra no patamar mais baixo em toda a história, isso faz com que o investidor interessado em maiores rentabilidades precise recorrer a alternativas em relação à renda fixa.

Esse cenário é o oposto ao de anos atrás em que a Selic em alta permitia que, mesmo investindo em renda fixa, o investidor obtivesse rentabilidades interessantes.

Além disso, tem outro fato que precisa ser considerado: a educação financeira. Hoje, com a democratização do acesso à informação, cada vez mais pessoas têm aprendido como fazer para prosperar financeiramente, o que naturalmente as leva ao mercado acionário.

O que fazer para ter sucesso investindo na Bolsa

O essencial é investir com critério, considerando a natureza do mercado de renda variável. Ao mesmo tempo em que permite grandes ganhos, também oferece elevados riscos para o investidor menos preparado.

A questão é estabelecer estratégia, compreendendo a importância de fazer boas escolhas no prazo certo. Para tanto, o ideal é contar com especialistas capazes de conduzir os processos de acordo com o perfil de cada investidor.

O fato é que a Bolsa dá espaço para pessoas de perfis diferentes, mesmo aquelas que pouco entendem do assunto.

No caso de Fundos Imobiliários, por exemplo, um tipo de investimento que pode ser feito no ambiente da Bolsa, é possível contar com profissionais para assumir a condução das escolhas em nome do investidor, sempre com o maior cuidado e critérios na busca por resultados.

De qualquer forma é recomendável que o investidor estude para construir o seu patrimônio. Diversificando, ele pode diluir os riscos e se proteger de momentos de crise.

As soluções disponíveis

Corretoras de valores e instituições bancárias atuam como agentes de corretagem nesse processo. Na prática, elas são o intermediário entre o cliente e a Bolsa de Valores. Para fazer essa função, elas oferecem plataformas que facilitam o acesso ao espaço dos investimentos.

Nesse contexto, soluções como o Home Broker e até o simulador de investimentos são diferenciais para quem pretende prosperar dentro desse mercado.

No caso da Genial Investimentos, basta o cliente fazer seu cadastro na plataforma da empresa para ter acesso a um ambiente 100% virtual. É o espaço onde pode movimentar seus ativos como também contar com recursos que facilitam a busca por resultados mais expressivos, seja no curto, médio ou longo prazo.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost