21.3 C
Rio Branco
24 junho, 2021 11:24 pm

Ufac é credenciada pela ANP para receber verbas da indústria do petróleo

POR JORNAL O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ

O Departamento de Física da Universidade Federal do Acre (Ufac) recebeu, nesta semana, comunicado oficial da Agência Nacional do Petróleo (ANP) que seus laboratórios foram credenciados para receber recursos financeiros da Indústria do Petróleo oriundos da Cláusula de Investimentos obrigatórios em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), prevista nas diversas modalidades dos contratos de exploração e produção de petróleo e gás natural no país.

A gestão da universidade apoiou a criação da “Estação Geofísica do Acre”, que se constitui num conjunto de laboratórios com envolvimento de professores, pesquisadores e técnicos das diversas áreas da física, engenharias, química e matemática, entre outras formações. O credenciamento da ANP habilitam laboratórios para desenvolvimento de equipamentos, levantamentos geofísicos, processamentos de dados e modelagens geofísicas/geológicas e desenvolvimentos de algoritmos, tanto para o segmento offshore quanto para bacias terrestres em áreas de novas fronteiras exploratórias. Além disso, também foram credenciados para pesquisa e inovação em fontes de energias alternativas e para estudos e mitigação de impactos ambientais.

Essa ação da Ufac contou com o apoio da Seção Macaé da Society of Petroleum Engineers – SPE, como desdobramento da criação do Bacharel em Física com ênfase em Geofísica do Petróleo e Sismologia, onde a atuação do Físico Macaense Eduardo Neiva, ainda como Diretor de Comunicação, foi de fundamental importância para a consecução dessa importante ação para o desenvolvimento do Brasil.

Os trabalhos que Eduardo Neiva ajudou a estabelecer na região norte, em especial na região da amazônia ocidental, vem despertando o interesse de diversos segmentos da indústria para investimentos em exploração, com perspectivas para geração de energia elétrica oriunda da potencial produção de gás natural, podendo equacionar a questão do abastecimento as diversas populações locais. Além das atividades exploratórias o Físico vem ajudando a estabelecer novos conceitos para geração de energia elétrica a partir de inovações tecnológicas que aproveitam os recursos naturais da região de forma alternativa e renovável e sem impactos ambientais.

O credenciamento dos laboratórios da Ufac pela ANP possibilitará o desenvolvimento de pesquisas e formação de uma cadeia produtiva de prestação de serviços para a indústria na região norte e de países vizinhos, tendo o segmento de energia com base nos recursos de gás natural. Essas ações vem despertando, também, o interesse de fornecedores e prestadores de serviços da indústria do petróleo em regiões já consagradas de bacias marítimas, como alternativa para ampliar seus mercados em bacias terrestres no brasil. Pelas contribuições prestadas a SPE Internacional agraciou Eduardo Neiva com o Prêmio Excelência Regional por sua interação com sociedade e resultados práticos.

Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.