Acre reduziu número de assassinatos nos primeiros quatro meses do ano

O número de mortes violentas no Acre de janeiro a abril deste ano foi menor que o mesmo período do ano passado, apontou o Monitor da Violência. O estado aparece entre os cinco que tiveram queda de até 11% nas mortes violentas. Amazonas, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul completam a lista.

Pará, Goiás e Roraima, tiveram redução ainda maior, de até 23% para os dois primeiros e de até 35% para o último. Os demais estados, além do Distrito Federal, que totalizam 19 unidades, registraram aumento nos assassinatos e fizeram com que o índice nacional subisse 8% em relação a 2019.

Entre os crimes analisados estão homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

No entanto, quando o assunto é violência doméstica, o Acre apresenta dados expressivos de crescimento, com 600% de crescimento no primeiro quadrimestre de 2020 em relação ao mesmo período de 2019. São Paulo teve aumento de 44%. Os dados são do Fórum Nacional de Segurança Pública.

SAIBA MAIS: Durante pandemia, Acre registra aumento de 600% na violência doméstica

O motivo, segundo especialistas em segurança doméstica, é o isolamento social, que faz com que parentes convivam juntos por mais tempo. As mulheres foram as principais vítimas desse tipo de crime.

PUBLICIDADE