Ícone do site ContilNet Notícias

Coronavírus já infectou oficialmente 1% dos acreanos; percentual real é maior

Por LEANDRO CHAVES, DO CONTILNET

COVID19 test for diagnosis new corona virus

Um em cada 100 acreanos faz parte das estatísticas oficiais de contaminados pelo novo coronavírus até o momento. Já são quase 9,3 mil casos em uma população de cerca de 900 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019.

No entanto, o número real pode ser bem maior que o oficial, uma vez que não se sabe a quantidade de pessoas contaminadas que não sentiram os sintomas ou tiveram manifestação sintomática leve ou mediana e optaram por não fazer o teste.

Em meador de abril, o médico infectologista Thor Dantas afirmou que para cada infectado comprovado há pelo menos outros três que não aparecem na listagem oficial da Secretaria de Saúde (Sesacre). Com isso, o percentual real de acreanos contaminados ficaria em pelo menos 4%, o que daria mais de 37 mil casos.

“A maioria vai ter um resfriado leve e nem vai saber que teve o coronavírus. Por isso a gente não vê e não sente que tem essa quantidade toda”, informou, na época, o também professor de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) e Uninorte.

A projeção de Dantas é tida como otimista. No final de março, poucos dias após a chegada da pandemia ao estado, o diretor do laboratório de infectologia Charles Mérieux, em Rio Branco, Andreas Stocker, também alertou para números reais muito acima dos divulgados, com projeções 18 vezes maiores que as do período.

Sair da versão mobile