Eu havia noticiado em primeira mão que o conceituado médico infectologista Thor Dantas fora contaminado pelo coronavírus. No
domingo passado, porém, circulou boato de que ele testara negativo para covid-19.
Conversei com o médico e ele confirmou e explicou que 30% dos exames resultam negativo para quem está com covid-19, incluindo pacientes em UTIs. Achei melhor não divulgar o teor daquela nossa conversa, limitando-me a explicar a quem havia repassado a informação.
Neste sábado, quando completou 14 dias que estava sendo tratado em casa com covid-19 e deveria apresentar melhoras, Thor Dantas piorou levemente e foi transferido para enfermeira de hospital.
O quadro dele é estável, mas acaba de ser transferido, neste domingo, em UTI no ar para o Hospital Oswald Cruz, em São Paulo, onde vários colegas dele trabalham.
A covid-19 é uma doença ainda pouco conhecida pela ciência. Ouça [abaixo] minha conversa com Thor Dantas, a quem tenho a honra de conhecer desde quando ele era uma criança.
Mas sinto vergonha e pouca esperança na humanidade quando vejo a Assembleia do Acre aprovar, a pedido de pastores evangélicos, projeto de lei para o governo do Acre liberar aglomeração para cultos religiosos. O tempo nos mandará notícias sobre o fanatismo e a ganância financeira desses religiosos.
Que Deus ajude os médicos a restabelecerem a saúde do valoroso infectologista acreano.