ContilNet Notícias

Durante pandemia, quase 400 pessoas morreram por doenças respiratórias no AC

Por EVERTON DAMASCENO, DO CONTILNET

Em meio à pandemia do novo coronavírus no Acre, o número de pessoas que morreram por doenças respiratórias em dois meses chega a quase 400, de acordo com o Painel Registral de Óbitos do Portal da Transparência no Brasil.

De 16 de março a 04 de junho de 2020, 388 óbitos foram registrados por covid-19, pneumonia, insuficiência respiratória e septicemia, além das mortes ligadas à doenças respiratórias, mas não conclusivas (colocadas na categoria “indeterminadas”).  395 outros óbitos não estão relacionados aos quadros clínicos.

Dos 388, 171 estão relacionados à Covid-19; 152 à pneumonia; 71 à septicemia (sepse/choque séptico); 49 à insuficiência respiratória; e 4 à Síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

No ano passado, durante o mesmo período, o índice alcançou a marca de 187 mortes pelos mesmos motivos, exceto coronavírus – já que não vivíamos em uma pandemia. Em 2019, das doenças listadas, o que mais causava morte era pneumonia.

O gráfico também disponível na pesquisa demonstra que a faixa etária mais atingida é a de 70 a 79 anos, nos sexos masculino e feminino.

Sair da versão mobile