Ícone do site ContilNet Notícias

“Foi um ataque à educação”, diz professor de Economia após hackearem aula virtual

Por LEANDRO CHAVES, DO CONTILNET

“Eles deveriam usar o conhecimento que têm para ajudar a educação, e não destruir”. Assim pensa o coordenador do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Acre (Ufac), Rubicleis Gomes, acerca dos hackers que invadiram, nesta terça-feira (2), uma transmissão ao vivo feita para acadêmicos do curso.

O debate “Avaliação econômica de pandemias e eventos externos”, na ferramenta Meet, do Google, foi atacado por invasores que gritavam “viva ao mito” enquanto transmitiam conteúdos pornográficos. Mais de 90 estudantes assistiam à transmissão. Ato semelhante aconteceu em uma live do curso de Direito da mesma instituição.

Para o professor, o episódio foi um ataque à educação. “Chegou um momento no Brasil em que até estudar se tornou um ato revolucionário. É lamentável que isso aconteça”, comenta.

As lives promovidas pela coordenação do segundo curso mais antigo da Ufac não contam como aula normal, são apenas uma forma de manter os acadêmicos em contato com assuntos referentes à faculdade enquanto os encontros presenciais seguem suspensos por conta da pandemia de coronavírus.

“Servem para aumentar a interação dos alunos com a universidade para reduzir uma possível evasão em função dessa pandemia e também para continuarmos impactando de forma positiva a vida dos nossos estudantes”.

“Apesar do ocorrido, sabemos que muitos alunos estão interessados na atividade. Quase conseguimos alcançar o número máximo permitido, que é de 100 usuários. Nossos alunos compraram a ideia, ela é boa, e vamos estudar uma forma de manter”.

Sair da versão mobile