Ter alguém dentro de casa que se infectou pela Covid-19 pode ser assustador. Pode também parecer desafiador, mas há possibilidades de manter a convivência entre pessoas saudáveis e que estão doentes no ambiente domiciliar.
É preciso ter em mente que, se os cuidados foram redobrados antes, agora precisam ser ainda mais rigorosos para que outras pessoas não contraiam o novo coronavírus.
A principal chave deste processo é intensificar o distanciamento social de 1,5 metros, já praticado na rua, em casa. O obstáculo é ainda maior para famílias grandes que compartilham ambientes pequenos, já que isso pode dificultar o distanciamento entre as pessoas saudáveis e a pessoa infectada.
Caso todos os moradores da casa precisem compartilhar da mesma área do lar, o aconselhável é que todos usem máscaras .
Tudo separado
A pessoa doente precisa ser mantida em isolamento o máximo possível dentro de casa. O ideal é que o banheiro e o quarto sejam só para ele durante o período. No entanto, se a casa tiver menos cômodos, é importante manter a pessoa em local arejado e que não divida a cama com outras pessoas.
As louças também precisam ser separadas e devem ser lavadas com outra esponja. A pessoa que cuida dessa tarefa doméstica precisa utilizar luvas descartáveis.
O descarte de lixo também muda: os resíduos do infectado pela Covid-19 precisam ser separados dos de pessoas saudáveis, e o saco plástico deve ser lacrado.
A separação não precisa se manter no momento de colocar a roupa para lavar. Apenas lembre-se de não sacudir no ar a roupa suja da pessoa que estiver doente. Lave da maneira habitual.
Higienização da casa
Os hábitos de limpeza da casa precisam ser ainda mais intensos. É importante manter partes da casa em que se usam as mãos higienizadas, como torneiras, interruptores, controle remoto da televisão ou maçanetas de porta. Faça isso diariamente.
Caso a pessoa que está doente já se sinta fisicamente bem, é aconselhável que ela mesma faça a limpeza dos locais da casa que está usando.