Ícone do site ContilNet Notícias

Os diferenciais do Toyota Corolla

Por ASCOM

Muitas pessoas afirmam que o Toyota Corolla é o carro ideal para quem tem mais de 50 anos de idade.

Essa opinião se dá devido ao fato do carro ter um visual um pouco conservador, além de não ter alguns itens para atrair os mais jovens, como itens mais tecnológicos e motor turbinado.

Porém, o Toyota Corolla XRS tenta demonstrar o contrário.. Ele é baseado na versão esportiva de um dos carros mais vendidos no mundo. O Fiat Palio Sporting e o Chevrolet Onix Effect.

O Corolla XRS surgiu nos Estados Unidos na 9ª geração. Ele chegou em 2005. Mas, no Brasil, foi lançado apenas em 2012. A versão faz parte da atual linha do Corolla. Ele é um dos modelos mais caros da linha.

Essa versão possui um visual mais ousado, um kit aerodinâmico, além de uma mecânica mais aprimorada com um novo motor e câmbio manual.

O Corolla XRS recebeu o mesmo aparato dos modelos Toyota Matrix XRS e Toyota Celica GT-S. O modelo conta com um propulsor de 1.8 litros de 16 válvulas e quatro cilindros.

O principal diferencial é o seu sistema de comando de abertura de válvulas variável inteligente e temporizado, que varia o tempo de abertura das válvulas ao ajustar a relação entre a abertura das válvulas de admissão e escape.

Entre os seus diferenciais, conta com faróis e lanternas traseiras com lentes mais escurecidas, grade frontal e rodas de liga-leve..

Seu interior possui bancos esportivos, painel de instrumentos, volante de três raios revestido em couro, entre outros. Na época em que foi lançado, o Corolla XRS era comercializado por 17 mil dólares. O Toyota Corolla da 10ª geração manteve a versão especial XRS com apelo esportivo.

O modelo seguia a linha do Corolla S. Com um motor de quatro cilindros a gasolina. Apesar de ser menos potente que o de seu antecessor, é igualmente rápido e eficiente.

Ainda na parte mecânica, ele possui uma boa suspensão, além de contar com uma barra na dianteira para tornar a condução mais ativa.

A respeito da estética, o modelo segue a mesma onda de sempre. Oferece spoilers dianteiro e traseiro, saias laterais, faróis com máscara negra, grade dianteira com desenho exclusivo e o nome “XRS” em sua lateral direita, rodas de liga-leve com pneus baixos, lanternas traseiras com lente mais escura, escape cromado e aerofólio traseiro. Seu interior teve poucas mudanças.

O modelo tem controle de tração, piloto automático, detalhes em couro, faróis de neblina, volante multifuncional, ar-condicionado, entre outros aspectos positivos. Ele pode receber recursos opcionais. Seu preço na época era de cerca de 20 mil dólares.

Ele foi primeiro Corolla XRS comercializado pela Toyota no mercado brasileiro. Porém, a marca optou por lançar o XRS apenas com modificações estéticas.

Entre as novidades, surgiu uma grade frontal com barra horizontal, spoilers dianteiro e traseiro, rodas de liga-leve do XEi, lanternas traseiras em LED e aerofólio.

Em 2013, chegou no Brasil a nova geração do Toyota Corolla, ele custava cerca de 66 mil à e 92 mil.

Anos depois, o Toyota Corolla 2018 chegou com as primeiras mudanças da linha. Ele teve retoques estéticos, além de melhorias no interior e novos equipamento.

O visual “esportivo” foi realçado. Ele está disponível nas cores Branca e Preta.

Porém, em seu interior o Corolla XRS não surpreendeu sendo mais discreto que a versão anterior.

Entre os equipamentos, conta assistente de partida em rampas, faróis de LED, faróis com acendimento automático, câmera de ré, volante multifuncional, retrovisor interno, partida do motor por botão, piloto automático, central multimídia, computador de bordo entre outros. O motor é o mesmo da sua versão anterior.

Agora, o novo Corolla 2020 promete chegar com uma transformação bem mais significativa. O novo modelo deve chegar em outubro no Brasil.

Na Europa, o novo Corolla chega com nova carroceria e uma nova plataforma. Mas, o ponto mais forte do no Brasil será o seu sistema de propulsão. A vai contar com a tecnologia do híbrido e deve se tornar o primeiro automóvel do mundo híbrido flex.

Mas, se você ainda não tem dinheiro guardado para o novo modelo que chegará este ano, pode apostar nos carros usados, que são mais em conta e possuem uma grande diversidade no mercado. Mas, caso opte por comprar um carro usado, não se esqueça de verificar a procedência do veículo. As dicas são as de sempre: consultar tabela fipe, pedir auxílio de um mecânico e se atentar a documentação.

Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam os diferenciais do Toyota Corolla!

Sair da versão mobile