Parlamentares querem ouvir médicos para decidir se adiam as eleições

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou a criação de uma comissão mista formada por deputados e senadores para debater o adiamento das eleições municipais de outubro por conta da pandemia de coronavírus.

A medida valeria para todo o Brasil. Antes, o Congresso quer se reunir com médicos para ouvir recomendações a respeito do pleito. A ideia é se basear em informações científicas.

“Pedimos essa reunião para que os médicos pudessem levar sua preocupação científica e que depois caberia ao Parlamento, à Câmara e ao Senado tomar uma decisão sobre o adiamento da eleição”, disse, em entrevista à CNN Brasil.

“É importante que os líderes ouçam médicos e cientistas e depois caminhem para dentro de suas bancadas para que a gente possa tomar uma decisão correta até o fim de junho e, a partir daí, aprovar uma emenda constitucional”, acrescentou.

Para alterar a data das eleições, pelo menos três quintos dos deputados e senadores precisam dizer sim à PEC. No mês passado, o presidente da Câmara chegou a dizer que, se necessário, a ideia seria adiar o pleito para 15 de novembro ou 6 de dezembro.

No calendário eleitoral, o primeiro e o segundo turno estão marcado para os dias 4 e 25 de outubro, respectivamente.

PUBLICIDADE