Novela mexicana
Quando todos pensavam que a novela mexicana da pré-candidatura no ninho progressista tinha acabado com a indicação de Tião Bocalom, lá vem cenas dos próximos capítulos. Na verdade, pura teimosia dos caciques de barbas brancas.
Recado dado
Dizem que para bom entendedor meia palavra basta. Será que o governador Gladson Cameli vai ter que desenhar qual é a sua simpatia para reeleição esse ano?
Alinhados
É cada vez mais visível o alinhamento entre o chefe do executivo estadual e municipal em Rio Branco. Mandar se viabilizar é uma praxe de Cameli, se viabilizar é uma articulação individual, de cada um, é a chamada empatia.
Ciscou pra fora
O fato de o governador mandar o senador Sérgio Petecão viabilizar uma aliança, pró-Bocalom ou para quem quer que seja, não lhe dá o direito de falar em nome de outros partidos. As declarações do líder do PSD ao invés de unir, como diz o ditado popular, espatifou o ninho da pata.
Dois turnos
Os caciques dos partidos considerados grandes esquecem que este ano as eleições são bem diferentes em gênero, número e grau. Além de não ter coligações proporcionais, exigindo cabeça de chapa para fortalecer os partidos, com prazos prorrogados e corpo a corpo praticamente anulado.
Tempo de TV e Rádio
Valerá muito o tempo de TV e Rádio e as alianças que forem formadas. Do jeito que a coisa está, cada um por sí e Deus por todos, quem melhor souber articular parcerias, sai na frente nesse processo nebuloso.
Cabem em um fusca
A cada dia que passa, o tamanho do MDB no governo diminui. É uma dose lenta dada pelo Palácio Rio Branco, mas, extremamente necessária para o discurso de ódio do glorioso. Parece que os amigos mais próximos permanecem no cargo, os demais a ordem é exonerar.
Compromisso com o Acre
Não passa pela cabeça do senador Marcio Bittar (MDB) a disputa do governo em 2022. Principalmente após os compromissos assumidos no Senado que devem lhe projetar nacionalmente. Bittar tem compromisso com a suposta reeleição de Cameli, é o que tem dito a amigos próximos.
Mailza Gomes
A Senadora Mailza Gomes deve cobrar da ministra Damares o projeto para a Juventude do Acre que ela prometeu quando esteve por aqui. Caso nada venha do governo federal, isso deve ficar na conta da senadora.
Tem peso
Pelo mandato que vem fazendo, a senadora Mailza Gomes (Progressistas-AC) tem peso para sair à reeleição em 2022. Tem fatores favoráveis, além de ser mulher, tem apresentado um mandato de resultados ao Acre e ao Brasil.
Empregos
A deputada federal Vanda Milani (SD-AC) tem razão quando afirmar que nesse momento de pandemia, é preciso mitigar os impactos do covid-19 na economia. Para ela, é preciso manter as empresas com as portas abertas, isso garante a manutenção dos empregos.
Sacudidos
A prisão de Waldir Queiroz sacudiu na manhã de hoje (18) a República bolsonarista. O presidente permanece calado e sem escrever nada. Já os filhos falam em conspiração.
Acre-Peru
O vice-governador Major Rocha retomou os debates em torno da ligação do Acre com o Peru via Pucallpa. Projeto que ele conduz com muita competência e que conta com total apoio da bancada federal e do Senado.
Rondônia flexibilizou
O governo de Rondônia baixou nesta quarta (16) decreto de retorno gradual das atividades econômicas. As cidades foram classificadas em seis faixas de risco. O vizinho estado aposta no chamado pico da pandemia. É esperar para ver.
Hora do Angelus
Marcado para as 18 horas o encontro da prefeita Socorro Neri com setor produtivo. Entre os empresários presença do setor madeireiro e dos empreendedores do Distrito Industrial da BR 364 sentido Cruzeiro do Sul e da entrada da cidade.