Em tempos de pandemia e distanciamento social, o desafio de se levar uma educação de qualidade vem tomando novas proporções no Acre, no Brasil e mundo afora. Desde que o governador Gladson Cameli decretou o estado de calamidade pública, a professora Rila Freze vem usando a criatividade para manter seus alunos em atividades extraclasse.
Assim como outros professores, mergulhou no mundo da tecnologia da informação. Usando seu notebook e telefone celular, ela se mantém diariamente conectada com seus alunos. Apesar de respirar política, deixou essas atividades em segundo plano porque o seu compromisso maior é a educação.
Rila Freze, que se destaca pelo carisma e dedicação em tudo que faz, tem demonstrado que o momento é para somar. Mesmo com sua carga horária completa, o que não lhe permite incluir novas turmas, disponibilizou-se, voluntariamente, a colaborar com a Secretaria de Estadual de Educação (SEE), uma vez que existem dificuldades para se encontrar professores com disponibilidade para gravar aulas de forma remota.
“É um passo ousado na reinvenção da educação, especialmente na minha experiência profissional. Estou gravando aulas em áudio e vídeo nos estúdios da TV e Rádio Aldeia”, comentou a professora, que se caracteriza por estar sempre disponível a fazer trabalhos voluntários. “Precisamos ter espírito solidário e amor ao próximo”, assim concebe a profissional em educação.
Rila tem um projeto de uma candidatura a vereadora pelo PSL nas próximas eleições, mas diz que esse não é o seu objetivo principal no momento, mas ajudar outras pessoas.