O clima de indefinição segue no Campeonato Carioca. Além do Nilton Santos, São Januário também pode ser proibido de receber jogo neste domingo.
Nesta sexta, às 9h, o estádio passará por nova inspeção da Vigilância Sanitária. Os técnicos irão apurar se as irregularidades encontradas na visita da última terça foram corrigidas. Pela tabela, o Vasco receberá o Macaé em São Januário, às 16h.
Na última terça, o clube foi multado por não estar adequado às medidas sanitárias estabelecidas pela Prefeitura no combate e prevenção à Covid-19. Entre as irregularidades, falta de higiene, de lavabo, de dispensar de álcool em gel.
O maior problema apontado pela Vigilância Sanitária, contudo, é o uso do túnel de desinfecção. Ele não é recomendado pela Anvisa e precisa ser retirado.
O Vasco já está solucioando as pendências e acredita que não terá dificuldades para a liberação acontecer.
Além de São Januário, os técnicos da Vigilância Sanitária também visitarão o Nilton Santos e o Luso-Brasileiro. O estádio do Botafogo pode receber até dois jogos. Além do do próprio Alvinegro contra a Cabo-friense, às 11h, o do Fluminense contra o Volta Redonda, às 19h.
Caso as infrações encontradas não sejam corrigidas, os confrontos serão no Maracanã.
Botafogo não tem licença do estádio
A fiscalização da Vigilância Sanitária no estádio Nilton Santos rendeu quatro multas ao Botafogo, uma delas por falta de licença do órgão para funcionamento da estrutura. O clube não tem licença desde 30 de abril deste ano.
A multa não leva a interdição imediata. As inspeções geraram apenas um termo de intimação, para que as adequações sejam providenciadas para o funcionamento. Nesta sexta-feira haverá fiscalização.
O Botafogo precisa requerer a licença através do portal Carioca Digital da Prefeitura. E isso será conferido na próxima vistoria.
Além da falta de licença, o Botafogo levou três multas, uma por falta de lavatório, uma por falta de higiene e uma por descumprimento do protocolo específico para os clubes de futebol, incluindo a presença o túnel de desinfecção que ainda não está liberado pela Anvisa. Esta última é de R$ 13 mil.
Procurado, o Botafogo informou apenas que está se adequando às exigências previstas no protocolo da prefeitura do Rio.
A Federação de Futebol do Rio informou que tem conhecimento apenas da realização de uma nova vistoria no estádio, e caso o Nilton Santos não cumpra as exigências os jogos serão realizados no Maracanã.
A entidade acredita que o Vasco conseguirá cumprir as exigências em São Januário, que são menores.