18 de abril de 2024

Bombeiros resgatam vítima de semi amputação de membro em acidente com motosserra no AC

Na tarde desse sábado (11), o corpo de bombeiros Militar, em Sena Madureira,  recebeu uma transferência de ocorrência via Sistema CAD, quando relatava-se que o senhor Francisco Flávio Dourado da Silva, 33 anos, que estava cortando lenha com um motosserra, havia causado uma semi-amputação em sua perna. Narrava-se ainda que o ramal era de difícil acesso e a vitima estava perdendo muito sangue e com dores agonizantes.

Prontamente, a guarnição mobilizou-se preparando todos os equipamentos e adereços necessários para o atendimento e transporte da vítima, bem como entrou em contato com a regulação de ocorrência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Rio Branco, onde houve compartilhamento de informações, orientações médicas e indicações de protocolos de saúde entre os profissionais.

 

Registre-se  o apoio da Polícia Militar de Sena Madureira, que, de forma positiva, cedeu o seu quadriciclo para ajudar em parte do deslocamento onde não foi possível o acesso com a viatura de salvamento, haja vista, total inviabilidade de tráfego.

O deslocamento deu-se por 40km no Ramal do Linha Seca, e posteriormente 25km no Ramal João Marinho, popularmente conhecido como Ramal do Nacélio.

A vítima foi encontrada na casa de um morador à beira do caminho. Ela já havia sido transportada por cerca de 12km em uma rede. O tamanho e a gravidade do ferimento na altura da perna esquerda de Flávio foram identificador. O ferimento dividia-se em dois, um na no joelho com exposição patelar e o outro na parte posterior com aproximadamente 35 centímetros comprimento, deixando aparente a lesão do músculo gastrocnêmio, veia de safena parva e poplíteo. Além disso, na região do ferimento a vítima apresentava ausência de perfusão periférica, apresentava sudorese e perca discreta de motricidade no pé esquerdo (conclusão a partir de constatação por Reflexo de Babinski).

Identificados os riscos, e a guarnição efetuou o curativo e imobilização necessários, bem como o acoplamento da prancha rígida no quadriciclo, transportando a vítima até o ponto de encontro da viatura de salvamento e, continuamente, até o PS.

Apesar das dificuldades do percurso, a distância exarcebada e os riscos iminentes, a guarnição obteve total exito  em sua missão juramentada de Vidas Alheias e Riquezas Salvar, logrou com louvor o objetivo e entregou com vida a vítima na unidade hospitalar.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost