Ícone do site ContilNet Notícias

Mais de 170 imigrantes permanecem em abrigos em cidade do interior do Acrel

Por LEANDRO CHAVES, DO CONTILNET

A cidade acreana de Assis Brasil, na fronteira com o Peru, ainda abriga mais de 170 estrangeiros vindos de outros estados para tentar passar para o país vizinho.

Alguns estão fugindo da pandemia, uma vez que o Brasil é o segundo país mais atingido pelo coronavírus. Outros estavam apenas de forma temporária no país e, com o fechamento da fronteira, ficaram impedidos atravessarem.

Eles estão abrigados em duas escolas da cidade e na igreja Católica. Outros dormem em acampamentos montados sobre a ponte que liga o Acre à cidade de Iñapari, no Peru.

Não há registro de casos de coronavírus entre eles desde que um grupo de peruanos, alguns contaminados, passou para o outro lado da fronteira com a autorização do governo do país.

Segundo a prefeitura, já é possível observar a desistência de alguns imigrantes em tentarem atravessar a ponte. Aos poucos, um pequeno número tem retornado aos estados brasileiros de onde vieram, como São Paulo, Santa Catarina e Paraná.

O poder público municipal também tem arcado com a alimentação diária dos estrangeiros. Entre eles há venezuelanos, haitianos, entre outros.

Sair da versão mobile