Ícone do site ContilNet Notícias

Presos em operação nesta quinta ocupavam os mais altos cargos no PCC no Acre

Por SAIMO MARTINS, DO CONTILNET

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira (30), foram divulgados detalhes de uma ação conjunta da Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar, em operação desenvolvida pela Força-Tarefa do Estado do Acre em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Acre (GAECO). Na ocasião foi deflagrada a ‘Operação Tabuleiro’, que tinha como objetivo desarticular as ações das organizações criminosas.

A operação foi articulada no início do segundo semestre deste ano. De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel Paulo César, a parceria fez com que a operação fosse um sucesso. “A força tarefa executou a primeira operação conjunta. Esse é o instrumento de integração da Segurança Pública. Isso se estenderá por mais tempo”, declarou.

Além de Rio Branco, os demais mandados expedidos foram cumpridos em Cruzeiro do Sul e Epitaciolândia A delegada da Polícia Federal, Larissa Magalhães, destacou que foram cumpridos 52 mandados judiciais, sendo 16 mandados de busca e apreensão e  36 de prisão preventiva em face de membros da Organização Criminosa conhecida como PCC (Primeiro Comando da Capital), atuantes na cidade de Rio Branco-AC.

Segundo o delegado de Polícia Civil, Getúlio Monteiro, boa parte das ações foram realizados na Cidade do Povo e demais bairros do Segundo Distrito da capital. “Eles ocupavam os maiores cargos nas organizações criminosas. Como por exemplo, tribunal do crime e cadastro de faccionados. Foram apreendidos armas e drogas e menores de idade envolvidos no crime” explicou.

Os mandados foram expedido pelo Juízo da Vara de Delitos de Organizações Criminosas da Comarca de Rio Branco-AC. Os investigados exerciam relevantes funções na facção, considerados lideranças regionais.

Sair da versão mobile