O shopping de Botucatu (SP) anunciou nesta segunda-feira (6) que não vai mais permitir a entrada de carros nos corredores das lojas para a retirada de produtos, conforme estava acontecendo desde a última quinta-feira (2).
Segundo o shopping, a ação tinha caráter experimental e, conforme previamente programado, segue com atendimento drive-thru apenas com retirada no estacionamento e delivery a partir desta segunda-feira.
Na sexta-feira (3), o Ministério Público enviou um ofício à direção do shopping pedindo esclarecimentos sobre o novo serviço de drive-thru.
Segundo a portaria, foram solicitadas informações detalhadas sobre os fatos, “especialmente acerca das medidas adotadas para garantir a segurança da iniciativa, sob todos os aspectos, em especial de saúde pública, bem como para a medição dos níveis de gás carbônico no local”.
De acordo com o shopping, todas as informações solicitadas já foram providenciadas dentro do prazo. O estabelecimento também pontuou que, em nenhum momento, foi comunicado quanto a necessidade de paralisação da iniciativa.
O serviço de drive-thru nos corredores do shopping de Botucatu foi considerado irregular pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado de SP.
Conforme a pasta, a cidade está classificada na fase vermelha do Plano SP, que é a mais restritiva, e autoriza apenas a abertura de serviços essenciais.
De acordo com o governo estadual, é permitida a entrega de produtos por drive-thru no estacionamento do comércio, quando a cidade está na fase mais restritiva.
Repercussão
O serviço de drive-thru nos corredores do shopping de Botucatu teve grande repercussão nas redes sociais, inclusive com a criação de vários memes.
Além disso, a ideia foi notícia na imprensa internacional. Na ABC, uma das maiores emissoras de televisão dos Estados Unidos, as imagens dos carros circulando pelos corredores do shopping chamaram a atenção do apresentador do telejornal (veja o vídeo abaixo), e o drive-thru também foi notícia em um canal de televisão de Portugal.