Acre pode regredir de faixa e governo alerta para possibilidade de lockdown

Durante coletiva de imprensa organizada na tarde desta quarta-feira (19) pelo Governo do Estado, a partir do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 e da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), especialistas alertaram para a possibilidade de o Acre regredir de faixa no nível de risco.

SAIBA MAIS: Acre permanece na fase amarela e governo diz que Estado “não está nem próximo da verde”

Além disso, também destacaram que o governo poderá decidir por lockdown em todo o Estado, caso o número de casos e de internação sigam aumentando nas regionais.

“Estamos mais próximos da fase laranja do que da verde, infelizmente. A progressão não foi possível neste momento”, disse o secretário Alysson Bestene.

O Acre segue na faixa amarela, de acordo com o Pacto Acre Sem Covid.

O secretário de Saúde e presidente do comitê, Alysson Bestene, aproveitou para destacar que as médias de internação no sistema de saúde vêm caindo. Hoje, as vagas ocupadas de UTI variam entre 37% e 47%, já os leitos clínicos entre 36% e 45%.

Se, no cenário inicial de propagação do novo coronavírus no Acre, com a infraestrutura do sistema público de saúde existente, o risco de colapso era iminente, hoje o Estado tem como resultado dos seus investimentos um avanço promissor de sua estrutura assistencial, totalizando 90 leitos de UTI e 352 leitos clínicos especificamente destinados à Covid-19.

Ainda assim, o nível de notificações da doença não tem apresentado uma redução expressiva, com um aumento preocupante em alguns municípios, o que não garantiu a mudança de bandeira, principalmente na regional do Alto Acre.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Acre pode regredir de faixa e governo alerta para possibilidade de lockdown