25 de abril de 2024

Cachorro ingressa na justiça com pedido de indenização por danos físicos e psicológicos

O direito está em constante evolução. Existem inúmeros estudos sobre a proteção jurídica dos animais. A Constituição Federal e a Lei da Lei Federal nº. 9.605 (Lei de Crimes Ambientais) amparam os animais. Ademais, novas leis nos Estados de Santa Catarina, Paraíba e Rio Grande do Sul trazem proteção jurídica específicas aos animais domésticos, nossos denominados “pets”.

O caso em evidência é sobre o cão Boss da raça shih tzu, de 11 anos, que ingressou com uma ação no Rio Grande do Sul. Por meio do seu advogado Rogério Santos Rammê, o cão está pleiteando na Justiça o direito de ser autor de uma ação de reparação de danos materiais e morais contra uma pet shop.

Segundo o site Gauchazh, o cão alega ter sofrido prejuízos físicos e psicológicos decorrentes de mau atendimento em uma sessão de banho. Enquanto estava sob os cuidados da pet, teria sofrido uma fratura no maxilar, que o fez precisar de uma cirurgia para colocar uma placa metálica com parafusos.

O advogado do cão Boss, utilizou o fundamento jurídico previsto na lei estadual nº 15.434/2020 do Rio Grande do Sul que prevê, em suma que “os animais domésticos de estimação são sujeitos de direitos despersonificados, devendo gozar e obter tutela jurisdicional em caso de violação, vedado o seu tratamento como coisa.”

O desafio dessa ação é de que Boss seja aceito como parte autora no processo. Em princípio, a Justiça negou que o cão seja autor da ação, mas o advogado Rammê recorreu da decisão.

Independente da discussão judicial sobre o cão Boss, se ele tem direito ou não de ser autor da ação, vale ressaltar a importância dos animais em nossas vidas. A verdade é que há tempos o direito já não tolera “maus tratos contra animais”. Felizmente, nosso ordenamento jurídico repudia qualquer abuso e maus-tratos aos animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

Espero que tenha gostado da nossa coluna. Todas as terças estamos por aqui com assuntos atuais do direito. Fique por dentro dos seus direitos! Me siga no Instagram @samarahmotta e veja mais conteúdo.

* A imagem em destaque é apenas ilustrativa.

Fontes:

https://gauchazh.clicrbs.com.br/porto-alegre/noticia/2020/08/cachorro-ingressa-na-justica-pedindo-indenizacao-a-pet-shop-por-danos-fisicos-e-psicologicos-ckdi987jz000g013gi60u0ab4.html?fbclid=IwAR2VpML900Alib6YSlVE85JGqX25y4gjuhjLOdf7Jc3yBm5ioMZ3e6uOvW8

https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2020/08/06/cao-de-estimacao-e-donos-processam-pet-shop-por-danos-no-rio-grande-do-sul

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost