Rio Branco, Acre,


Dia 29 é dia de comer nhoque: receitas e versões que vão de ricota a banana-da-terra

Chefs compartilham dicas para o preparo da massa

Segundo a tradição italiana, todo dia 29 é dia de comer nhoque. Traz fortuna e sorte – a simpatia da nota sob o prato tem origem na Argentina. Por isso, sugerimos três receitas diferentes do massa em formato de bolinhos espessos e macios, servida com algum molho (sugo, bolonhesa ou branco). Duas são da chef Helena Murucci, do Tutto Nhoque (3819-2011), restaurante que, como sugere o nome, tem um cardápio exclusivo para o prato (100% artesanal): são 11 tipos que podem ser combinados com dez molhos.

— Sempre prepare o molho antes. Depois de cozinhar os nhoques, misture logo ao molho, isso ajuda com que a massa não grude. O nhoque de ricota e espinafre combina com molho vermelho. Já o de banana-da-terra, com molho tipo “baiano”, com leite de coco e azeite de dendê — diz Helena.

PUBLICIDADE

Buon appetito!

Nhoque de ricota e espinafre

Helena Murucci (Tutto Nhoque)

Ingredientes

800g de ricota fresca

2 maços de espinafre

250g de farinha de trigo

50g de queijo parmesão

1 ovo

Noz-moscada, pimenta-do-reino e sal a gosto

Preparo

Higienizar, desfolhar e cozinhar as folhas de espinafre dando choque térmico. Esprema bem o espinafre e pique fino.

Rale a ricota, misture o espinafre, o ovo, o parmesão e tempere com noz-moscada, pimenta-do-reino moídos na hora e sal.

Misture a farinha aos poucos fazendo o teste na água fervendo (ferva a água faça uma bolinha de nhoque. Cozinhe e jogue na água fria. Se não se desfazer, a massa está no ponto).

Limpe uma superfície e polvilhe um pouco de farinha. Divida a massa e enrole, depois, com uma faca, corte os nhoques. Deixe as bolinhas separadas para que não grudem.

Em uma panela funda, ferva a água e tempere com uma colher de sopa de sal. Jogue os nhoque em pequenas quantidades, ao emergir retire com uma escumadeira e disponha em uma travessa. A cada nova remessa de nhoques cozidos, jogue um fio de azeite.

Nhoque de banana-da-terra (vegano)

Helena Murucci (Tutto Nhoque)

Ingredientes

500g de banana-da-terra maduras (pretejando)

150g de farinha de trigo

25ml de azeite de oliva

Pimenta-do-reino e sal a gosto

Preparo

Cozinhe as bananas com a casca. Depois de macias retire, espere esfriar um pouco, descasque e amasse.

Espere a banana esfriar completamente, acrescente o azeite e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Incorpore aos poucos a farinha de trigo até dar ponto.

Limpe uma superfície e polvilhe um pouco de farinha. Divida a massa e enrole, depois, com ajuda de uma faca, corte os nhoques. Deixe as bolinhas separadas para que não grudem.

Em uma panela funda, ferva a água e tempere com uma colher de sopa de sal. Jogue os nhoque em pequenas quantidades, ao emergir retire com uma escumadeira e disponha em uma travessa. A cada nova remessa de nhoques cozidos, jogue um fio de azeite.

Nhoque de batata e manjericão com queijo

Armando Freitas (Trattoria Carioca)

Ingredientes

400g de purê de batata asterix

300g de farinha de trigo

240ml de água

240ml de leite integral

50g de manteiga sem sal

1 colher de chá de sal

35g de parmesão ralado

60g de sêmola

200g de queijo mozzarella em cubinhos de 1cm

25g de manjericão fresco picado

Preparo

Em uma panela, coloque o purê, o leite, a manteiga, o parmesão e o sal. Com o fogo baixo, mexa sem parar até que os ingredientes estejam bem incorporados.

Assim que começar a ferver, jogue as farinhas e mexa até virar uma massa. Importante mexer bem para farinha incorporar na massa.

Coloque a massa em uma mesa (não esquecer de higienizar), espere esfriar um pouco, adicione o manjericão e sove bem até que a massa fique homogênea.

Está pronto!  Agora é só finalizar.  Fazer bolinhas de mais ou menos 13g cada e em uma panela com água fervente, cozinhe os nhoques por mais ou menos 1 minuto e sirva com molho à sua escolha.

Dica 1: “Importante enrolar bem as bolinhas para não ter risco de vazar queijo na hora do cozimento.”

Dica 2: “Você também pode fritar as bolinhas e servir com qualquer molho, fica uma delícia!”

Nhoque da fortuna com camarão

Conceição Neroni (Margutta)

Ingredientes

1Kg de batata asterix cozida e passada no espremedor

2 gemas

200g de farinha de trigo

Sal a gosto

Molho

400g de de molho de tomate italiano

100ml de azeite

200g camarão  limpo

1/2 abobrinha cortada a gosto

1/2 cebola picadinha

Preparo

Massa: junte tudo e misture bem. Em uma panela com água fervendo vá colocando o nhoque e conforme for subindo retire com uma espumadeira e coloque em água com gelo. Após resfriado coloque em uma tigela com um pouquinho de azeite misture e reserve.

Molho: em uma frigideira ou panela coloque o azeite e a cebola.

Adicione a abobrinha picadinha a gosto deixe cozinhar por cinco minutos, adicione o camarão e refogue por mais três minutos. Coloque o tomate e cozinhe por mais dez minutos, acerte o sal e está pronto pra adicionar o nhoque, misturar bem e servir em prato fundo servido com queijo ralado.

Siga o Rio Show nas redes:

No Twitter: @rio_show

No Instagram: @rioshowoglobo

No Facebook: RioShow

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste portal. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Comentários

comentários


Recomendado para você

Últimas Notícias

Scroll Up