Rio Branco, Acre,


Gafes, site com musas nuas: as campanhas polêmicas do futebol brasileiro

Episódios curiosos acontecem e não passam desapercebidos, incluindo campanhas de marketing que dão errado

O futebol brasileiro é repleto de histórias inusitadas. Episódios curiosos acontecem e não passam desapercebidos, incluindo campanhas de marketing que dão errado. Por isso, o LANCE! listou algumas polêmicas propagandas envolvendo o futebol brasileiro. Confira!

A mais recente polêmica envolveu o Vasco e o Banco BMG, patrocinador master do clube. Ao anunciar a nova logomarca com cores que harmonizam com o uniforme do clube, o banco produziu um vídeo com uma música da torcida do Flamengo e divulgou nas redes sociais. A torcida não perdoou, o banco excluiu o vídeo e se desculpou.

 

PUBLICIDADE
Em 2011, o Brasiliense tentou atrair mais visitas para o site oficial do clube ao lançar uma área para maiores de 18 anos para a torcida. Na sessão, as musas do clube posavam para um ensaio nu como forma de atrair mais cliques. A medida foi amplamente criticada, mas a sessão seguiu no ar por anos.

 

Na apresentação do volante Victor Cantillo no Corinthians, o volante, que tinha o número 24 como favorito, recebeu a camisa 8, com o clube alegando que era uma homenagem ao ex-jogador Freddy Rincón. Porém, pouco antes da apresentação, o diretor Duílio Alves foi flagrado dizendo uma frase que gerou críticas da opinião pública: “24 aqui não”. Dias depois, Cantillo acabou ganhando a camisa 24.

 

Em 2015, o Botafogo realizou uma campanha publicitária da loja de departamentos. Durante um jogo, os jogadores exibiram uma promoção de um produto, que no segundo tempo, diminuiu o valor. A propaganda gerou polêmica e até problemas judiciais para a loja.

 

Quando anunciou a contratação de Alexandre Pato em 2013, o Corinthians fez uma campanha avisando que o atacante havia contraído a ‘Locospirose’, fazendo uma analogia com a doença Leptospirose.

 

Ao anunciar o início da venda dos ingressos para o clássico contra o Grêmio aos sócios por email, o departamento de marketing do Internacional usou no título um trecho do hino do rival e causou muita polêmica entre os torcedores.

 

Em 2013, o perfil oficial do Flamengo cometeu uma gafe bastante polêmica ao promover o jogo contra o São Paulo. Ao invés de usar a sigla SPFC, o perfil usou SPFW, significado de São Paulo Fashion Week, uma conotação homofóbica usada por rivais.

 

Em 2019, o Fortaleza fez uma campanha com a torcida com um mosaico criticando torcedores nordestinos que torciam para clubes de fora da região. A campanha acabou polemizando e foi considerada preconceituosa por muitos.
No último jogo da final da Copa João Havelange em 2001, o Vasco, que vivia um momento tenso com a Globo nos bastidores, resolveu exibir a marca do SBT no jogo que foi transmitido pela emissora da família Marinho como uma forma de provocação.
Em 2019, o Goiás fez uma campanha para divulgar a nova camisa utilizando uma modelo sensualizando com a nova camisa. A campanha foi bastante criticada e foi acusada de machismo.
Também no mesmo ano, o Sampaio Correia fez uma publicação bastante polêmica em sua conta oficial no Instagram às vésperas do clássico regional contra o Moto Club. A equipe trocou as cores do rival para rosa e se referiu a equipe como ‘elas’, sendo acusada de machismo e homofobia.

 

No início de 2020, o Vasco fechou patrocínio com a marca Havan. A parceria não foi bem recebida por grande parte da torcida pela proximidade do empresário Luciano Hang ao presidente Jair Bolsonaro e a quantidade de processos que a empresa encara na justiça.
Sem dinheiro, o Palmeiras inovou ao lançar uma campanha de arrecadação de fundos em 2012 para viabilizar a contratação do volante Wesley, que na época estava no Werder Brehmen. A campanha foi criticada por torcedores e rivais, além de arrecadar pouco mais de 10% do valor desejado.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste portal. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Comentários

comentários


Recomendado para você

Últimas Notícias

loading...
Scroll Up