A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) comunicou nesta quarta-feira (26) que 759 casos de coronavírus foram acrescentados de forma equivocada ao total de contaminados no boletim epidemiológico da terça-feira (25).
O erro, segundo o governo, se deu após duplicação de dados já contabilizados. Confira a íntegra da nota:
“A Secretaria de Estado de Saúde, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, vem a público esclarecer a alteração nos números divulgados no boletim epidemiológico Covid-19 do dia 25 para o dia 26 de agosto de 2020.
Os dados do boletim são feitos por meio de três bases diferentes: 1) Planilha do Laboratório Mérieux; 2) Base de dados do E-SUS VE (testes rápidos e sorológicos) e 3) Planilha do Lacen.
Em relação ao E-SUS VE, os dados são inseridos diariamente no sistema pelas unidades de saúde municipais e estaduais. O cruzamento dos dados é realizado com as diferentes bases, para que possam ser excluídos os números duplicados, momento em que também é verificado se há outras inconsistências.
Nesta quarta-feira, 26, foram identificados que 759 casos notificados por testes sorológicos haviam sido contabilizados duas vezes no dia 25 de agosto. A duplicidade foi devidamente identificada e retirada da base de dados do Estado do Acre.
Marcos Venicius Malveira de Lima
Coordenador interino do Centro de Informações Estratégias em Vigilância em Saúde da Sesacre”