18 de abril de 2024

Jogadora é liberada para disputar 4ª divisão da Holanda com time masculino

Ellen Fokkema, de 19 anos, está autorizada pela Real Associação de Futebol da Holanda (KNVB) a defender o VV Foarut, time masculino que disputa uma liga de quarta divisão. O país tem um projeto a favor do futebol misto que pode mudar os regulamentos do esporte por lá, com a presença de equipes compostas por homens e mulheres em todas as categorias.

“É um grande desafio, mas isso só me anima mais. Meus colegas de equipe também reagiram com entusiasmo para que eu pudesse ficar com eles. Não ouse dizer como será, mas, de qualquer maneira, estou muito feliz por poder participar”, disse Ellen ao portal da KNVB.

O futebol misto é praticado na Holanda desde 1986. De acordo com as regras da federação, as meninas podem dividir o campo com os meninos até completarem 19 anos. Depois disso, eles vão para a categoria A, o time principal dos clubes, enquanto elas continuam na B ou vão para alguma equipe feminina. Ellen é a primeira a conseguir a autorização para permanecer no time principal com os homens.

Art Langeler, diretor da KNVB, contou que anualmente há ao menos um pedido de clube para deixar as mulheres jogadores no time principal ao lado dos homens. A federação irá acompanhar o desempenho e a experiência de Ellen para analisar como será o futuro de outras equipes e atletas.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost