Domigos são os dias em que o Acre apresenta os melhores índices de isolamento social, se posicionando, inclusive, entre os melhores do país. No entanto, a quantidade de acreanos que ficam em casa nesse dia tem sido cada vez menor. No último domingo (2), a taxa caiu para o nível mais baixo desde a chegada da pandemia ao estado, em meados de março.
Nesse dia, menos da metade (49,9%) da população adotou o distanciamento social. O domingo anterior (26) já havia apresentado redução significativa, com taxa de isolamento de 51,6%, a segunda menor até aquele momento.
Isso pode ter relação com a mudança da faixa de classificação de risco, que há 15 dias saiu do vermelho (Emergência) para o laranja (Alerta) e possibilitou a retomada de alguns serviços que se encontravam fechados desde o dia 17 de março, quando foram confirmados os primeiros casos de covid-19 no Acre.
Nesta quarta (5), nova avaliação será feita para saber se o estado permanece na atual classificação, avança para a fase amarela (Atenção) ou retrocede para a vermelha.
O primeiro domingo após a chegada do coronavírus ao Acre registrou índice de isolamento de 63,2%, o maior até então.