Ícone do site ContilNet Notícias

Sindicato dos Frigoríficos critica redução de ICMS do frango congelado no Acre

Por LEANDRO CHAVES, DO CONTILNET

Indústria de Aves Copagril, em Marechal Cândido Rondon. Foto: O Presente

O Sindicato das Indústrias de Frigoríficos e Matadouros do Estado do Acre (Sindicarnes) lançou nesta terça-feira (26) nota contrária à redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do frango congelado vendido no estado.

A alíquota praticada sobre o produto cairá de 17,5% para 5%. Para o Sindicarnes, a medida vai baratear o preço do frango produzido fora do Acre e vendido no estado, o que pode prejudicar a Acreaves, única indústria frigorífica de aves local.

Segundo o sindicato, a empresa emprega 300 funcionários diretos e gera 2,4 mil empregos indiretos. Cerca de 150 famílias de produtores vivem da avicultura.

“São repassados ao Estado anualmente R$ 1,5 milhão de ICMS diretamente e mais R$ 1,5 milhão indiretamente. Medidas como essa inviabiliza as atividades da Acreaves”, diz a nota, assinada pelo representante Jose Aristides Junqueira.

O documento diz contar com o apoio do governo e das bancadas federal e estadual para o fortalecimento das indústrias, empregos e economia acreanas.

Sair da versão mobile