Centro do Idoso de Cruzeiro do Sul leva atendimentos de forma remota

Durante a pandemia da Covid-19 muitos órgãos da Prefeitura de Cruzeiro do Sul tiveram que se reinventar e usar a criatividade para continuar proporcionando os serviços para população. No Centro do Idoso, onde o público que recebe os atendimentos faz parte do grupo de risco, as ações presenciais foram suspensas, e todos os planejamentos previstos para serem executados no decorrer do ano tiveram que ser refeitos. Os idosos passaram a ser atendidos de forma remota e por canais de atendimento. O local conta hoje com aproximadamente 300 idosos cadastrados.

De acordo com a coordenadora do centro, Graciela Ramos, as equipes criaram grupos de interação com os idosos através do whatsapp, com trabalhos de conscientização, realizam ligações constantes para acompanhar a situação, oferecendo ajudar e acompanhamentos do Creas e Cras e da Saúde em situações necessárias. O Centro distribuiu ainda, através de instituições parceiras, cestas básicas para idosos em situação de vulnerabilidade, além de kits de prevenção a pandemia com máscaras e álcool em gel.

“Nossas equipes também estão realizando busca ativa, para alguns idosos que não possuem redes sociais, para que possamos fazer esse cuidado, saber se estão precisando de alguma ajuda e suporte. Como eles fazem parte do grupo de risco tivemos que suspender todas as atividades presenciais e dar esse suporte da melhor forma, remotamente”, relatou.

O Centro do Idoso está com outras ações planejadas para entrar em execução nos próximos dias, como a distribuição de quentinhas de café e almoço 3 vezes por semana, para idosos em situações de vulnerabilidade e a criação de um canal no Youtube, onde serão publicadas semanalmente orientações e cuidados a serem tomados de prevenção ao Covid-19, aulas de educação física, artesanatos, orientações com profissionais da saúde como psicólogos, enfermeiros, dentre outros.

“Nossa intenção é proporcionar essas informações para o nosso grupo de idosos, mas também atingir outras pessoas que não são cadastradas, tomando uma abrangência muito maior. Com o canal do you tube eles vão precisar apenas clicar no link que enviaremos para eles, não necessitando sobrecarregar a memoria do celular com vários vídeos”, destacou a coordenadora.

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